Breves

No âmbito do Projeto EPIS, Empresários pela Inclusão Social, irá realizar-se, no dia 17 de maio, mais uma sessão do Programa “Mapa Mundo”, na Casa do Povo de Amareleja, com alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade e o historiador, professor José Chaparro.


 

No dia 16 de maio comemora-se o Dia Nacional dos Cientistas e, nesse âmbito, serão dinamizadas diversas atividades.


 

No dia 16 de abril, decorreu uma sessão sobre “Factos e mitos sobre a sexualidade” e “Viver a sexualidade com responsabilidade”, destinada às turmas de 9.º ano.


 

No dia 9 de abril, os alunos das turmas A e B do 9.º ano de escolaridade participaram numa sessão prática de ”Suporte Básico de Vida”, dinamizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moura, no âmbito do projeto PES.


 

No dia 24 de abril os alunos da EB1 de Safara foram a Lisboa, numa visita de estudo ao teatro Politeama, ver "A Bela Adormecida".


 

Já pode consultar as ementas semanais do refeitório escolar, para o mês de maio.


 

Biblioteca Escolar

Recursos



Visitantes

994031
HojeHoje60
OntemOntem71
SemanaSemana506
MêsMês1386
Desde 1/9/2010Desde 1/9/2010994031
Eco-Escolas: Arquivo 2020/2021

Candidatura ao Galardão

E pelo 17.º ano consecutivo o nosso Agrupamento candidata-se ao Galardão Eco-Escolas e à sua Bandeira Verde. Depois de devidamente preenchida a candidatura ao galardão na plataforma Eco-escola, segue o portefólio com algumas das atividades desenvolvidas neste atípico ano letivo.

Obrigada a TODOS que nos apoiaram e colaboraram com o Programa Eco-Escolas,  alunos, docentes, não docentes, Junta de Freguesia de Amareleja, Câmara Municipal de Moura, toda a comunidade educativa, o nosso Muito Obrigada!

Contamos com todos no próximo ano letivo!

Diapositivo01
Diapositivo02
Diapositivo03
Diapositivo04
Diapositivo05
Diapositivo06
Diapositivo07
Diapositivo08
Diapositivo09
Diapositivo10
Diapositivo11
Diapositivo12
Diapositivo13
Diapositivo14
Diapositivo15
Diapositivo16
01/16 
start stop bwd fwd



Land Art

A Land Art foi um movimento artístico que surgiu a partir da fusão e integração da natureza e da arte, onde a natureza, além de suporte, faz parte da criação artística.

Diapositivo01
Diapositivo02
Diapositivo03
Diapositivo04
Diapositivo05
Diapositivo06
Diapositivo07
Diapositivo08
Diapositivo09
Diapositivo10
Diapositivo11
Diapositivo12
Diapositivo13
Diapositivo14
Diapositivo15
Diapositivo16
01/16 
start stop bwd fwd

Depois de conhecerem as principais características da Land Art, bem como os principais artistas e obras associadas, os alunos do 9.º ano, na disciplina de Educação Visual, foram desafiados a criarem as suas obras, que se apresentam de seguida.

Trabalhos elaborados pelos alunos do 9.º Ano


(clique na imagem para ver o vídeo)



Dia Internacional do Sol e Dia Nacional da Energia

Celebrou-se no passado dia 3 de maio, o Dia Internacional do Sol, alertando toda a população para a nossa principal fonte de vida na Terra. Sabemos que a luz e o calor por ele transmitidos são essenciais a todos os seres vivos e a sua energia pode e deve ser aproveitada numa tentativa de aproveitar os recursos naturais renováveis.

Também no dia 29 de maio assinalou-se o Dia Nacional da Energia. Essa comemoração visa alertar toda a população, empresas e outros órgãos, para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética.

As condições excepcionais de pandemia por Covid19 que estamos a viver este ano lectivo, impede-nos de realizar exposições como tem sido hábito em anos transactos. Assim, e porque não vamos deixar que alguns trabalhos realizados pelos alunos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica não sejam conhecidos, serão divulgados por este meio, salientando que se privilegiou sempre o uso da reutilização de materiais na sua concretização.

Candeeiros realizados durante o Ensino à Distância - alunos do 8.º ano, turmas A e B

01-TomasLopes
02-TomasLopes
03-RodrigoVitorino
04-JuliaBaleizao
05-VanessaBaleizao
06-FranciscoFerro
07-BeatrizSantana
08-AfonsoTareco
09-AfonsoTareco
10-LaraLucas
01/10 
start stop bwd fwd


Fornos Solares realizados pelos alunos do 8.º ano, turmas A e B

01
02
03-RitaTeixeira_RaquelPatricio
04-LauraFigueira
1/4 
start stop bwd fwd


 

Os Meus Resíduos a Reciclar | 26 de maio

No âmbito de uma parceria entre a ERP Portugal e a Novo Verde, vai decorrer no próximo dia 26 de maio às 14h, o webinar sobre “Os Meus Resíduos a Circular”, que tem como objetivo conhecer a integração na economia circular, dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e resíduos de embalagens.

Esta iniciativa, está incluída nos projetos Geração Depositrão e Geração Verdão no âmbito do Programa Eco-Escolas, que se concretizam através de um conjunto de desafios e atividades, que pretendem sensibilizar a comunidade escolar, para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com o correto encaminhamento e posterior tratamento destes resíduos.

Assim, convidamos todos os Encarregados de Educação a participar neste webinar.

A participação é gratuita. Deverá realizar a sua inscrição até 25 de maio para receber o link para assistir à sessão: INSCRIÇÕES AQUI


 

O Mar começa Aqui... e em Ti - Dia Europeu do Mar| 20 de maio

No âmbito do Dia Europeu do Mar e do projeto “O Mar Começa Aqui” vai decorrer no dia 20 de maio com início às 14h30, um webinar organizado em parceria com as Águas do Centro Litoral e a Associação Bandeira Azul da Europa, destinado a alunos, professores e técnicos de municípios.

A participação é gratuita. Deverá realizar a sua inscrição até 19 de maio para receber o link para assistir à sessão: INSCRIÇÕES AQUI



O Mar começa Aqui

Memória Descritiva:

Dando cumprimento às fases de desenvolvimento do Projeto, num primeiro momento as coordenadoras do Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Amareleja, apresentaram o Projeto ao Presidente da Junta de Freguesia de Amareleja e ao membro eco-conselheiro, representante da Câmara Municipal de Moura.

Após termos recebido parecer positivo das duas entidades e da ABAE para avançar com o Projeto, o mesmo foi apresentado aos alunos.

Já em regime de Ensino a Distância foi trabalhado com as turmas do sexto e sétimo anos envolvidas no projeto, as problemáticas associadas à poluição das águas, através do indevido uso das sarjetas como depósito de lixo superficial, que deve ser eliminado de forma regular através da limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros à superfície, uma vez que chegam ao mar.

Os alunos fizeram a sua pesquisa e iniciaram a realização dos seus trabalhos com a partilha na classroom, partindo de fotos de sumidouros retirados nas proximidades das suas habitações (devido ao confinamento).

Posteriormente foi selecionado o trabalho que cumpria os requisitos propostos pela ABAE e carregado na plataforma.


“RETORNO”

A imagem representa um ser marinho, caranguejo, a cuidar do ambiente que lhe pertence, ao contrário do que o Homem faz. O caranguejo abre o gradeamento da sarjeta do qual está pendurado um outro resíduo e traz uma garrafa de plástico até à superfície impedindo-a de chegar ao mar.

Sarjeta: 50cmx25cm
Nome do aluno: David Miguel Dionísio Limpo Rico Prata
Idade: 12 anos
Turma: 6.º C
Professora Coordenadora: Lília Fernandes


 

Dia Mundial da Água - 22 de março

O Dia Mundial da Água é celebrado a 22 de março todos os anos desde 1993, enfocando a importância da água doce no mundo.

Com o assinalar deste dia, pretende-se aumentar a conscientização sobre os 2,2 mil milhões de pessoas que vivem sem acesso a água potável, bem como, alertar para a crise global da água nos países desenvolvidos.

Um dos principais focos é apoiar o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6: água e saneamento para todos até 2030.

Trata-se de agir para enfrentar a crise global da água!

0_diamundialdaagua
1_MartimSilva_6B
2_RodrigoBanha_6B
3_MariaInesReis_6B
1/4 
start stop bwd fwd



Dia da Árvore - 21 de março

É nesta data que se comemora o dia da árvore como forma de sensibilizar toda a população para a importância que a árvore assume na nossa vida.

Já imaginaram como seria o nosso planeta sem árvores?

Já imaginaram uma cidade sem árvores?

As árvores ocupam um papel essencial e muito importante, não só ao nível ambiental, pois são organismos eficazes para o equilíbrio do ecossistema como também ajudam na filtragem e limpeza do ar atmosférico das cidades.

Podemos afirmar que as árvores:

- Promovem o equilíbrio climático - ajudam a manter a humidade do ar e a regularidade das chuvas;
- São o abrigo de várias espécies animais - servem de habitat a pássaros e outros animais;
- Purificam o ar - ajudam a manter o ar mais limpo;
- Equilibram a temperatura das cidades - a concentração de árvores nas cidades ajudam a manter um clima mais ameno, principalmente porque fornecem sombra;
- Embelezam a paisagem com a sua beleza natural - há árvores que podem viver centenas ou mais de mil anos.

É preciso alertar e consciencializar toda a população para a sua preservação uma vez que o desmatamento de florestas ainda é grande.

TRABALHOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DO 6.º B E DO 6.º C

1_DavidPrata_6C
2_AfonsoPereira_6C
3_SalomeRelvas_6B
4_DavidReal_6B
5_LeonorBatista_6B
6_MartimSilva_6B
7_SalomeRelvas_6B
1/7 
start stop bwd fwd


 

Porque o Ambiente é de todos… ...Vamos pensar todos!

(Texto retirado integralmente do enquadramento do projeto Em Busca dos… “Suspeitos do Costume”)

“A gestão dos resíduos e, em particular, do plástico tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos.

O lixo que não é depositado corretamente é transportado pelos rios e ribeiras até aos oceanos, transformando-se em lixo marinho.

O lixo marinho tem muitos impactes, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e até na saúde humana.

Alguns números:

  • todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.
  • cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra.
  • o plástico compõe cerca de 80% do lixo marinho e 90% do que se encontra no fundo do mar.
  • estima-se que  cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar anualmente ao oceano.
  • as pontas de cigarro são o item que aparece em maior número nas limpezas de praia.
  • um milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos devido à poluição por plástico.
  • embora seja quase impossível contabilizar os micro plásticos estima-se que apenas 8% do lixo plástico é maior do que uma tampa de garrafa.

E o que se passa na tua escola, casa, praia, rio/ribeira e floresta?

Perceber as origens do lixo é um dos passos para agir na mudança de comportamentos do dia-a-dia, optando por soluções mais sustentáveis e comportamentos preventivos que evitem o agravamento do problema. Assim, é essencial realizar a monitorização e limpeza dos espaços das escolas, das casas, das praias, dos rios e ribeiras, assim como das florestas.”

Como cidadão do mundo que és faz o teu papel e não deixes que estraguem o nosso planeta.

Obrigada.



O Mar começa Aqui

O Mar começa Aqui! A nossa escola vai participar. Junta-te a nós!

Desafio a todos os alunos: Cria uma imagem que se destina a ser pintada junto a uma sarjeta ou sumidouros de águas pluviais, dentro da escola e/ou na sua envolvência.

Objetivos:

  • Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular;
  • Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa;
  • Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica;
  • Implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.

Características da Imagem:

- a imagem tem que conter a representação da sarjeta/sumidouro que se pretende pintar.
- caso o desenho inclua representação de espécies marinhas deverão ser privilegiadas as espécies autóctones.
- as cores utilizadas ficam ao critério do aluno e da escola.
- a dimensão da imagem deve ter em consideração o tamanho da sarjeta/sumidouro. O protótipo de imagem enviada deve incluir a relação entre a pintura e a sarjeta/sumidouro (escala).
- deverá conter a frase “O mar começa aqui”, integrando preferencialmente os logótipos do projeto e do Eco-Escolas (fornecidos pela ABAE). Caso queiram poderão também integrar outros logótipos/assinaturas (exemplo: do município/freguesia ou escola).

Envia o teu desenho para o email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar até dia 15 de março de 2021.

Mais informações disponíveis AQUI



Galardão Eco-Escolas 2020

Hoje, dia 13 de novembro, pelas 14h30 realiza-se a sessão que assinala os resultados de um ano de trabalho nas Eco-Escolas.

Durante a sessão vão ser mencionados e reconhecidos todos os que no ano letivo 2019/20 contribuíram para o sucesso do Eco-Escolas: escolas, professores, alunos, famílias, municípios, parceiros e Comissão Nacional.

A transmissão em direto a partir das 14h30 vai acontecer no:

- YouTube ABAE - LINK DO DIRETO AQUI
- Facebook Eco-Escolas

Acompanhe e participe em direto!