Breves

No âmbito do Projeto EPIS, Empresários pela Inclusão Social, irá realizar-se, no dia 17 de maio, mais uma sessão do Programa “Mapa Mundo”, na Casa do Povo de Amareleja, com alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade e o historiador, professor José Chaparro.


 

No dia 16 de maio comemora-se o Dia Nacional dos Cientistas e, nesse âmbito, serão dinamizadas diversas atividades.


 

No dia 16 de abril, decorreu uma sessão sobre “Factos e mitos sobre a sexualidade” e “Viver a sexualidade com responsabilidade”, destinada às turmas de 9.º ano.


 

No dia 9 de abril, os alunos das turmas A e B do 9.º ano de escolaridade participaram numa sessão prática de ”Suporte Básico de Vida”, dinamizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moura, no âmbito do projeto PES.


 

No dia 24 de abril os alunos da EB1 de Safara foram a Lisboa, numa visita de estudo ao teatro Politeama, ver "A Bela Adormecida".


 

Já pode consultar as ementas semanais do refeitório escolar, para o mês de maio.


 

Biblioteca Escolar

Recursos



Visitantes

994028
HojeHoje57
OntemOntem71
SemanaSemana503
MêsMês1383
Desde 1/9/2010Desde 1/9/2010994028
PES: Arquivo 2022/2023
  • Prevenção e higiene oral

No dia 2 de novembro de 2022 foi dinamizada, pela higienista oral, Dr.ª Ana Cristovão, durante a manhã, para as turmas do 9.º ano e PIEF, uma sessão sobre a importância da higiene diária oral para a manutenção da saúde geral do organismo, bem como, foram dadas a conhecer algumas regras de higiene oral.

Na sessão foram abordadas, numa primeira parte, as vantagens da higiene oral diária para a saúde, principalmente para os dentes e gengivas. Os alunos foram informados que a mesma pode evitar a maior parte das doenças da boca, ajudar também a mastigar bem todos os alimentos, a pronunciar bem todas as palavras e poder manter um sorriso cheio de vitalidade.

Os alunos foram ainda informados que deveriam consultar um médico dentista ou higienista oral, pelo menos uma vez por ano, pois prevenir é sempre mais fácil que tratar.

Foram também alertados para os cuidados a ter na sua alimentação e que deveriam evitar comer doces, fora das horas das refeições, de preferência só à sobremesa. Em relação à mudança da escova de dentes, a higienista oral informou que a mesma deveria ser trocada a cada 3 meses. Para não se esquecer: nova estação, nova escova na mão (no outono, no inverno, na primavera e no verão). A mais barata forma de tratamento é sempre a PREVENÇÃO e o adiamento do tratamento é aumentar a dificuldade na sua execução; Uma boca saudável facilita a comunicação e a interação com os outros. A saúde oral está ao nosso alcance, basta querer. De seguida deu instruções para a escovagem correta dos dentes. Esta é fundamental para a promoção da saúde oral e prevenção das doenças orais. Escovar os dentes é uma responsabilidade de todos, principalmente das famílias. Deve ser executada duas vezes por dia (uma à noite e uma outra quando for possível), deve usar-se sempre um dentífrico fluoretado e uma escova suave, de tamanho adequado, para que seja possível aceder a todas as áreas dos dentes.

Finalmente foi feita a avaliação da placa bacteriana aos alunos. Para tal, foi oferecida uma escova de dentes e dado um comprimido. Este tinha de ser desfeito na boca e depois a higienista pedia aos alunos para abrir a boca e fazer a respetiva avaliação. Podemos considerar o balanço desta atividade bastante satisfatório. Os alunos gostaram imenso.

01
02
03
04
05
1/5 
start stop bwd fwd


  • Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é assinalado a 16 de outubro. A comemoração deste dia pretende alertar e consciencializar a população em geral para a importância da alimentação e nutrição.

Este ano, o tema central do Dia Mundial da Alimentação é: “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos. As nossas Ações são o nosso Futuro”, afirmando a necessidade de alcançar a Segurança Alimentar e Nutricional e melhorar o acesso a alimentos nutritivos por meio de sistemas alimentares sustentáveis.

A alimentação saudável contribui para um sistema imunitário mais forte e para uma melhor recuperação no caso de ficarmos doentes. Para tal a alimentação deve ser completa, variada e equilibrada, proporcionando a energia adequada e o bem-estar físico ao longo do dia.

(clique na imagem para ver o vídeo)