Breves

No dia 29 de abril de 2024, realizou-se uma saída de estudo até à central solar fotovoltaica da Amareleja e à “Rota do Sol”, para assinalar o Dia do Sol, aliado ao movimento MOVE FOR WISH KIDS.


 

No âmbito do Projeto EPIS, Empresários pela Inclusão Social, irá realizar-se, no dia 17 de maio, mais uma sessão do Programa “Mapa Mundo”, na Casa do Povo de Amareleja, com alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade e o historiador, professor José Chaparro.


 

No dia 16 de maio comemora-se o Dia Nacional dos Cientistas e, nesse âmbito, serão dinamizadas diversas atividades.


 

No dia 16 de abril, decorreu uma sessão sobre “Factos e mitos sobre a sexualidade” e “Viver a sexualidade com responsabilidade”, destinada às turmas de 9.º ano.


 

No dia 9 de abril, os alunos das turmas A e B do 9.º ano de escolaridade participaram numa sessão prática de ”Suporte Básico de Vida”, dinamizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moura, no âmbito do projeto PES.


 

No dia 24 de abril os alunos da EB1 de Safara foram a Lisboa, numa visita de estudo ao teatro Politeama, ver "A Bela Adormecida".


 

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Observatório da Qualidade para quê?

A autoavaliação é o processo em que a escola é capaz de refletir criticamente sobre si própria com a finalidade de melhorar o seu desempenho.

De acordo com o que está previsto na legislação, a autoavaliação tem caráter obrigatório, desenvolve-se em permanência e visa avaliar:

a) o grau de concretização e o desenvolvimento do projeto educativo do agrupamento;

b) preparação e concretização da educação, do ensino e das aprendizagens;

c) o nível de execução de atividades proporcionadoras de climas e ambientes educativos que conduzam ao desenvolvimento integral da personalidade do aluno;

d) o desempenho dos órgãos de administração e gestão do agrupamento de escolas;

e) o sucesso escolar, avaliado através da capacidade de promoção da frequência escolar e dos resultados do desenvolvimento das aprendizagens escolares dos alunos;

f) a prática de uma cultura de colaboração entre os membros da comunidade educativa.

(adaptado de Lei n.º 31/2002, de 20 de Dezembro)


O Observatório da Qualidade existe com a finalidade de desenvolver o processo de autoavaliação da Escola tendo sempre como orientação a avaliação da organização e não das pessoas.


“A Avaliação reflete a realidade das escolas e permite que os protagonistas se vejam com clareza e rigor (…) Não compete ao avaliador dizer aos protagonistas se estão a fazer bem ou mal. Muito menos aquilo que deve ser mudado. Simplesmente os ajudam a olhar-se com clareza, de modo a poderem formar um juízo mais fiel sobre o que fazem. Desse Juízo, dessa compreensão hão-de surgir as decisões de mudança.”

(Santos Guerra, 2001)