Breves

Disponíveis as informações relativas às Provas de Aferição 2021/2022.


 

No dia 27 de abril, os alunos das turmas A, B e C do 7.º ano e A e B do 8.º ano participaram numa sessão prática de Suporte Básico de Vida dinamizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moura, no âmbito do projeto PES.


 

Está a decorrer nos dias 3 e 4 de maio, o III Campeonato de Cálculo Mental - Hypatiamat online!


 

Realizou-se no dia 27 de abril, no Pavilhão Municipal de Ferreira do Alentejo, a final distrital de Futsal masculino do escalão de iniciados, onde a nossa Escola se sagrou campeã do distrito de Beja.


 

Decorreu, no dia 28 de abril de 2022, na escola-sede do agrupamento, mais uma sessão de recolha de sangue.


 

Já foram apurados os vencedores do concurso “Vai uma sopinha?”, que decorreu no 2.º período.


 

Recursos



Visitantes

937669
HojeHoje19
OntemOntem66
SemanaSemana19
MêsMês1068
Desde 1/9/2010Desde 1/9/2010937669
Biblioteca Escolar >> Objectivos

A Biblioteca Escolar (BE) da Escola EBI de Amareleja é constituída por um conjunto de recursos físicos (instalações, equipamento), humanos (professores, funcionários) e documentais (papel, audiovisual e informático), organizados de modo a oferecerem à comunidade escolar elementos que contribuam para a sua formação e informação. Situa-se actualmente no primeiro andar do Bloco A.

Os recursos da BE estão organizados em três grandes grupos:

a) Materiais impressos: inclui livros, periódicos e um arquivo com trabalhos de alunos;

b) Recursos informáticos: inclui computadores, impressoras, digitalizadores, CD-ROM e DVD;

c) Recursos audiovisuais: inclui equipamento áudio, vídeo e fotografia (televisores, vídeos, leitores de DVD, máquinas fotográfica), assim como cassetes de áudio, vídeo e DVD.

Objectivos:

A BE deve constituir-se como um núcleo da organização pedagógica da escola, vocacionada para as actividades culturais e para a informação, tendo em vista atingir, entre outros, os seguintes objectivos:

1 - Tornar possível a plena utilização dos recursos pedagógicos existentes e dotar a escola de um fundo documental adequado às necessidades das diferentes disciplinas e projectos de trabalho.

2 - Permitir a integração dos materiais impressos, audiovisuais e informáticos e favorecer a constituição de conjuntos organizados em função de diferentes temas.

3 - Providenciar acesso aos recursos locais, regionais e globais e às oportunidades que confrontem os alunos com ideias, experiências e opiniões diversificadas.

4 - Organizar actividades que favoreçam a consciência e a sensibilização para questões de ordem cultural e social.

5 - Desenvolver nos alunos competências e hábitos de trabalho baseados na consulta, tratamento e produção de informação, tais como: seleccionar, analisar, criticar e utilizar documentos; desenvolver um trabalho de pesquisa ou estudo, individualmente ou em grupo, por solicitação do professor ou da sua própria iniciativa; produzir sínteses informativas em diferentes suportes.

6 - Estimular nos alunos o prazer de ler e o interesse pela cultura regional, nacional e universal.

7- Ajudar os professores a planificarem as suas actividades de ensino e a diversificarem as situações de aprendizagem.

8 - Associar a leitura, os livros e a frequência da BE à ocupação lúdica dos tempos livres.

9 - Promover a partilha de recursos entre as escolas do Agrupamento.