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Promoção e Educação para a Saúde |
A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1993, definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade. A Promoção e Educação para a Saúde (PES) em meio escolar é um processo contínuo que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. A promoção da educação para a saúde na escola tem, também, como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa (In Protocolo assinado entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde, 2014). Durante o presente ano letivo, tendo em conta as indicações do referencial de educação para a saúde, estão a ser trabalhados os seguintes temas globais: - Saúde Mental e Prevenção da Violência As atividades dinamizadas no âmbito dos vários temas e os produtos que delas resultam serão divulgados neste espaço da página da escola.
No dia 16 de abril, decorreu uma sessão sobre “Factos e mitos sobre a sexualidade” e “Viver a sexualidade com responsabilidade”, destinada às turmas de 9.º ano. Esta sessão foi dinamizada pela equipa do PES (Projeto Promoção e Educação para a Saúde), em parceria com o USLBA, na escola sede. A sessão teve como principal finalidade, compreender o processo da reprodução humana. Durante a sessão, fez-se referência a algumas doenças do sistema reprodutor e foram debatidas medidas/comportamentos que visam contribuir para o bom funcionamento do sistema reprodutor. O balanço da sessão foi bastante satisfatório, uma vez que os alunos demonstraram interesse pelo tema.
No dia 9 de abril, os alunos das turmas A e B do 9.º ano de escolaridade participaram numa sessão prática de ”Suporte Básico de Vida”, dinamizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moura, no âmbito do projeto PES. O formador Carlos Fernandes demonstrou com eficácia a importância do conhecimento e da execução dos procedimentos que caracterizam as diferentes etapas da cadeia de sobrevivência, para o aumento da taxa de sobrevivência de uma vítima em paragem cardiovascular. Durante a sessão, foram exemplificados os procedimentos a realizar numa situação de emergência, foi utilizado um torso anatómico para executar as compressões torácicas e as ventilações que devem ser realizadas numa situação de paragem cardiorrespiratória. O testemunho do formador foi essencial para sensibilizar os alunos, alertando-os para a importância da aplicação dos procedimentos corretos nos primeiros instantes em que qualquer indivíduo (pessoa) se depara com uma situação de emergência. A sobrevivência de um indivíduo ou a sua capacidade de recuperação pode depender do correto pedido de ajuda. O serviço de emergência médica, que é coordenado pelo serviço telefónico 112, é crucial nos casos de acidentes de diferentes naturezas e dimensões, por isso, deve ser respeitado e valorizado por todos. Numa situação de indisposição ou de acidente os primeiros instantes são vitais, por isso, todos nós devemos conhecer os procedimentos elementares do suporte básico de vida. Os alunos demonstraram muito interesse e empenho nesta apresentação e tiveram ainda oportunidade de aplicar algumas técnicas demonstradas pelo bombeiro.
No âmbito das atividades definidas no Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral da DGS, foram realizadas nos dias 23 de fevereiro e 1 de março, sessões de saúde oral, assim como a avaliação da higiene oral (placa bacteriana), para as turmas de 6.º, 9.º e PIEF. Nas sessões de saúde oral abordaram-se as doenças orais, nomeadamente a cárie dentária e a sua prevenção. No que diz respeito à avaliação da higiene oral, foi aplicado um corante de placa bacteriana com a finalidade de visualizar as zonas menos higienizadas. Por último foi feito o aconselhamento sobre a forma como deve ser feita a escovagem. O balanço foi considerado positivo, os alunos participaram com entusiasmo nas sessões.
Nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2024, nas Escolas do 1.º ciclo de Safara, S.to Aleixo da Restauração e Póvoa de S. Miguel, alunos e professoras participaram na ação de sensibilização "Saúde Oral", promovida pelo PES, em parceria com o Centro de Saúde de Moura, dinamizada pela Higienista Inês Tiago. A ação foi muito interessante, tendo como objetivos desmistificar junto dos nossos alunos as idas ao dentista e promover hábitos saudáveis de higiene oral e alimentação. Os alunos participaram bastante, revelando muitos conhecimentos sobre o tema. A Higienista fez uma abordagem ao tema, através da exploração de vídeos/imagens e recorreu à prática, aplicando o teste do corante para verificar se os dentes estavam devidamente lavados. Posteriormente, forneceu escovas de dentes e um copo a cada aluno, colocou a quantidade certa de pasta nas escovas e todos os alunos fizeram a escovagem dos dentes seguindo a exemplificação da Higienista, através de um modelo próprio.
A Escola do 1.º Ciclo de Safara comemorou o Dia Mundial da Alimentação com atividades ao longo da semana. No dia 18 de outubro, desenvolveu-se a atividade "Arte com fruta". Os alunos divertiram-se a criar animais e plantas com recurso a diversas frutas, que comeram com grande satisfação, no final da atividade. Os alunos identificaram, na língua inglesa, os animais realizados e as frutas usadas na sua confeção. Foram também recolhidos e apresentados provérbios populares sobre comida, pelos alunos dos 3.º e 4.º anos, recitado um poema elaborado pelos alunos dos 2.º e 3.º anos e entoada a canção "Fui colher uma romã". Para a concretização desta atividade, houve a colaboração de todas as docentes, assistentes operacionais e a União de Juntas de Freguesia de Safara e Santo Aleixo que ofereceu a fruta. Também na escola sede foram realizadas diversas atividades no âmbito da comemoração desta data. Destacamos a roda dos alimentos construída pelos alunos de 9.º ano, com recurso a alimentos que os alunos trouxeram para esse fim. Os alunos das turmas de 6.º ano elaboraram cartazes na disciplina de Ciências Naturais e os alunos do PIEF construíram e dinamizaram o “Jogo do Semáforo da Alimentação Saudável” nos grupos da educação pré-escolar e na turma do 1.º A. Estes alunos confecionaram ainda espetadas de fruta, em articulação com o CAA.
O Projeto Promoção e Educação para a Saúde, em parceria com o Programa “Escola Segura” – GNR Destacamento Territorial de Moura e o Clube de Proteção Civil, promoveu, no dia 20 de novembro, uma sessão de sensibilização acerca da temática “Segurança e Prevenção Rodoviária”. O objetivo desta iniciativa passou pela sensibilização das famílias para a importância do cumprimento de regras, fundamentais para uma integração segura das crianças no contexto rodoviário e a utilização de um ambiente rodoviário em condições seguras. Outro dos objetivos da atividade, foi o reconhecimento da importância do papel desempenhado pela GNR. Ainda nesse dia, um grupo de crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, patrulharam as ruas da Amareleja acompanhados pelos elementos da Escola Segura, tendo visitado vários estabelecimentos e entidades parceiras da escola e realizado fiscalizações. Com esta sessão de sensibilização acreditamos estar a formar cidadãos melhores que, no futuro, como peões, condutores ou passageiros, contribuirão ativamente para a redução da sinistralidade rodoviária.
Os alunos do 1.º ciclo do Polo de Safara realizaram marcadores de livros com ilustrações alusivas ao tema, os quais ofereceram aos seus familiares e a amigos fumadores. Este trabalho serviu para consciencializar as crianças acerca dos malefícios do tabaco uma vez que estas desempenham um papel fundamental na influência dos seus familiares e amigos para a adoção de hábitos de vida saudáveis e para o abandono de hábitos tabágicos. Também os alunos das turmas do 6.º ano e PIEF realizaram pesquisa de imagens e de informação para elaborarem cartazes de sensibilização para os perigos do consumo de tabaco. Os cartazes foram afixados no átrio da Escola Sede, no placard do PES.
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