Breves

As crianças do JI de Safara apresentam-nos um pouco do que foi o seu trabalho no âmbito da Comemoração do 33.º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças.


 

A fim de identificar e prevenir possíveis dificuldades visuais e auditivas, o Agrupamento de Escolas de Amareleja e a EPIS promoveram a realização gratuita de rastreios visuais e auditivos a alunos das escolas de Póvoa de São Miguel e Santo Aleixo da Restauração.


 

O Clube Ciência Viva na Escola E.B. Amareleja promoveu no dia 11 de novembro de 2022 uma sessão de astronomia, O Céu do Outono, no âmbito do programa O Espaço vai à Escola, com a colaboração do astrofísico Nelson Nunes.


 

Este ano letivo iniciou-se pela primeira vez um clube ciência viva na nossa Escola. Inscreve-te!


 

Na Escola Básica de Amareleja, comemorámos o final do ano letivo de 2021/2022 com a pintura de um mural com base num dos projetos da AEC, o Educ’Arte, implementado na escola.


 

De 21 a 24 de novembro irá comemorar-se a Semana da Cultura Científica e, nesse âmbito, serão dinamizadas diversas atividades ao longo da semana.


 

Recursos



Visitantes

952532
HojeHoje27
OntemOntem82
SemanaSemana109
MêsMês2440
Desde 1/9/2010Desde 1/9/2010952532
Promoção e Educação para a Saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1993, definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.

A Promoção e Educação para a Saúde (PES) em meio escolar é um processo contínuo que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens, permitindo-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. A promoção da educação para a saúde na escola tem, também, como missão criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa (In Protocolo assinado entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde, 2014).

Durante o presente ano letivo, tendo em conta as indicações do referencial de educação para a saúde, estão a ser trabalhados os seguintes temas globais:

-    Saúde Mental  e Prevenção da Violência
-    Educação Alimentar
-    Atividade Física
-    Comportamentos Aditivos e Dependências
-    Afetos e Educação para a Sexualidade
-    Saúde para todos (saúde oral e prevenção)
-    Suporte Básico de Vida

As atividades dinamizadas no âmbito dos vários temas e os produtos que delas resultam serão divulgados neste espaço da página da escola.

 

  • Suporte Básico de Vida

No dia 27 de abril, os alunos das turmas A, B e C do 7.º ano e A e B do 8.º ano de escolaridade participaram numa sessão prática de Suporte Básico de Vida dinamizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moura, no âmbito do projeto PES.

O formador Carlos Fernandes demonstrou com eficácia a importância do conhecimento e da execução dos procedimentos que caracterizam as diferentes etapas da cadeia de sobrevivência para o aumento da taxa de sobrevivência de uma vítima em paragem cardiovascular.

Durante a sessão, foram exemplificados os procedimentos a realizar numa situação de emergência e foi utilizado um torso anatómico para executar as compressões torácicas e as ventilações que devem ser realizadas numa situação de paragem cardiorrespiratória.

O testemunho do formador foi essencial para sensibilizar os alunos para a importância da aplicação dos procedimentos corretos nos primeiros instantes em que qualquer indivíduo (pessoa) se depara com uma situação de emergência.

A sobrevivência de um indivíduo ou a sua capacidade de recuperação pode depender do correto pedido de ajuda. O serviço de emergência médica, que é coordenado pelo serviço telefónico 112, é crucial nos casos de acidentes de diferentes naturezas e dimensões, por isso, deve ser respeitado e valorizado por todos.

Numa situação de indisposição ou de acidente os primeiros instantes são vitais, por isso, todos nós devemos conhecer os procedimentos elementares do suporte básico de vida!

Os alunos demonstraram muito interesse e empenho nesta apresentação e tiveram ainda oportunidade de aplicar algumas técnicas demonstradas pelo bombeiro.

 

  • Resultados do Concurso "Vai uma Sopinha?"

Já foram apurados os vencedores do concurso “Vai uma sopinha?”, que decorreu no 2.º período.

Com 18 carimbos, o vencedor é o Rafael Soares do 4.º A e com 14 carimbos, o Martim Marina do 5.º B.

Os parabéns aos vencedores!

Faz sempre uma alimentação saudável!
Não te esqueças, somos aquilo que comemos...

 

  • Concurso "Vai uma Sopinha?"


  • Alimento do Mês

Todos os meses os alunos do 6.º ano apresentam um folheto com o Alimento do Mês. Clique em cada mês para visualizar o folheto.