Breves

No dia 21 de março de 2024, os alunos dos 9º anos de escolaridade, da Escola Básica Professor Francisco Honrado Pereira, assistiram à inauguração da exposição intitulada “A Madrugada que tanto se esperava…”, atividade realizada para assinalar os 50 anos do 25 de Abril de 1974.


 

Disponível o aviso sobre o pedido de Matrículas / Renovação para 2024/2025.


 

No dia 10 de abril procedeu-se à atividade - Limpeza do Baldio, no âmbito do projeto Eco-Escolas em articulação com o Clube da Proteção Civil.


 

Consulte as atividades do PAA previstas para o mês de abril.


 

Já pode consultar as ementas semanais do refeitório escolar, para o mês de abril.


 

Informam-se os interessados que está aberto, na plataforma SIGRHE, o procedimento para seleção e recrutamento de um técnico especializado - Assistente Social.


 

Biblioteca Escolar

Recursos



Visitantes

992174
HojeHoje53
OntemOntem68
SemanaSemana201
MêsMês1800
Desde 1/9/2010Desde 1/9/2010992174
Eco-Escolas: Arquivo 2020/2021

Candidatura ao Galardão

E pelo 17.º ano consecutivo o nosso Agrupamento candidata-se ao Galardão Eco-Escolas e à sua Bandeira Verde. Depois de devidamente preenchida a candidatura ao galardão na plataforma Eco-escola, segue o portefólio com algumas das atividades desenvolvidas neste atípico ano letivo.

Obrigada a TODOS que nos apoiaram e colaboraram com o Programa Eco-Escolas,  alunos, docentes, não docentes, Junta de Freguesia de Amareleja, Câmara Municipal de Moura, toda a comunidade educativa, o nosso Muito Obrigada!

Contamos com todos no próximo ano letivo!

Diapositivo01
Diapositivo02
Diapositivo03
Diapositivo04
Diapositivo05
Diapositivo06
Diapositivo07
Diapositivo08
Diapositivo09
Diapositivo10
Diapositivo11
Diapositivo12
Diapositivo13
Diapositivo14
Diapositivo15
Diapositivo16
01/16 
start stop bwd fwd



Land Art

A Land Art foi um movimento artístico que surgiu a partir da fusão e integração da natureza e da arte, onde a natureza, além de suporte, faz parte da criação artística.

Diapositivo01
Diapositivo02
Diapositivo03
Diapositivo04
Diapositivo05
Diapositivo06
Diapositivo07
Diapositivo08
Diapositivo09
Diapositivo10
Diapositivo11
Diapositivo12
Diapositivo13
Diapositivo14
Diapositivo15
Diapositivo16
01/16 
start stop bwd fwd

Depois de conhecerem as principais características da Land Art, bem como os principais artistas e obras associadas, os alunos do 9.º ano, na disciplina de Educação Visual, foram desafiados a criarem as suas obras, que se apresentam de seguida.

Trabalhos elaborados pelos alunos do 9.º Ano


(clique na imagem para ver o vídeo)



Dia Internacional do Sol e Dia Nacional da Energia

Celebrou-se no passado dia 3 de maio, o Dia Internacional do Sol, alertando toda a população para a nossa principal fonte de vida na Terra. Sabemos que a luz e o calor por ele transmitidos são essenciais a todos os seres vivos e a sua energia pode e deve ser aproveitada numa tentativa de aproveitar os recursos naturais renováveis.

Também no dia 29 de maio assinalou-se o Dia Nacional da Energia. Essa comemoração visa alertar toda a população, empresas e outros órgãos, para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética.

As condições excepcionais de pandemia por Covid19 que estamos a viver este ano lectivo, impede-nos de realizar exposições como tem sido hábito em anos transactos. Assim, e porque não vamos deixar que alguns trabalhos realizados pelos alunos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica não sejam conhecidos, serão divulgados por este meio, salientando que se privilegiou sempre o uso da reutilização de materiais na sua concretização.

Candeeiros realizados durante o Ensino à Distância - alunos do 8.º ano, turmas A e B

01-TomasLopes
02-TomasLopes
03-RodrigoVitorino
04-JuliaBaleizao
05-VanessaBaleizao
06-FranciscoFerro
07-BeatrizSantana
08-AfonsoTareco
09-AfonsoTareco
10-LaraLucas
01/10 
start stop bwd fwd


Fornos Solares realizados pelos alunos do 8.º ano, turmas A e B

01
02
03-RitaTeixeira_RaquelPatricio
04-LauraFigueira
1/4 
start stop bwd fwd


 

Os Meus Resíduos a Reciclar | 26 de maio

No âmbito de uma parceria entre a ERP Portugal e a Novo Verde, vai decorrer no próximo dia 26 de maio às 14h, o webinar sobre “Os Meus Resíduos a Circular”, que tem como objetivo conhecer a integração na economia circular, dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e resíduos de embalagens.

Esta iniciativa, está incluída nos projetos Geração Depositrão e Geração Verdão no âmbito do Programa Eco-Escolas, que se concretizam através de um conjunto de desafios e atividades, que pretendem sensibilizar a comunidade escolar, para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com o correto encaminhamento e posterior tratamento destes resíduos.

Assim, convidamos todos os Encarregados de Educação a participar neste webinar.

A participação é gratuita. Deverá realizar a sua inscrição até 25 de maio para receber o link para assistir à sessão: INSCRIÇÕES AQUI


 

O Mar começa Aqui... e em Ti - Dia Europeu do Mar| 20 de maio

No âmbito do Dia Europeu do Mar e do projeto “O Mar Começa Aqui” vai decorrer no dia 20 de maio com início às 14h30, um webinar organizado em parceria com as Águas do Centro Litoral e a Associação Bandeira Azul da Europa, destinado a alunos, professores e técnicos de municípios.

A participação é gratuita. Deverá realizar a sua inscrição até 19 de maio para receber o link para assistir à sessão: INSCRIÇÕES AQUI



O Mar começa Aqui

Memória Descritiva:

Dando cumprimento às fases de desenvolvimento do Projeto, num primeiro momento as coordenadoras do Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Amareleja, apresentaram o Projeto ao Presidente da Junta de Freguesia de Amareleja e ao membro eco-conselheiro, representante da Câmara Municipal de Moura.

Após termos recebido parecer positivo das duas entidades e da ABAE para avançar com o Projeto, o mesmo foi apresentado aos alunos.

Já em regime de Ensino a Distância foi trabalhado com as turmas do sexto e sétimo anos envolvidas no projeto, as problemáticas associadas à poluição das águas, através do indevido uso das sarjetas como depósito de lixo superficial, que deve ser eliminado de forma regular através da limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros à superfície, uma vez que chegam ao mar.

Os alunos fizeram a sua pesquisa e iniciaram a realização dos seus trabalhos com a partilha na classroom, partindo de fotos de sumidouros retirados nas proximidades das suas habitações (devido ao confinamento).

Posteriormente foi selecionado o trabalho que cumpria os requisitos propostos pela ABAE e carregado na plataforma.


“RETORNO”

A imagem representa um ser marinho, caranguejo, a cuidar do ambiente que lhe pertence, ao contrário do que o Homem faz. O caranguejo abre o gradeamento da sarjeta do qual está pendurado um outro resíduo e traz uma garrafa de plástico até à superfície impedindo-a de chegar ao mar.

Sarjeta: 50cmx25cm
Nome do aluno: David Miguel Dionísio Limpo Rico Prata
Idade: 12 anos
Turma: 6.º C
Professora Coordenadora: Lília Fernandes


 

Dia Mundial da Água - 22 de março

O Dia Mundial da Água é celebrado a 22 de março todos os anos desde 1993, enfocando a importância da água doce no mundo.

Com o assinalar deste dia, pretende-se aumentar a conscientização sobre os 2,2 mil milhões de pessoas que vivem sem acesso a água potável, bem como, alertar para a crise global da água nos países desenvolvidos.

Um dos principais focos é apoiar o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6: água e saneamento para todos até 2030.

Trata-se de agir para enfrentar a crise global da água!

0_diamundialdaagua
1_MartimSilva_6B
2_RodrigoBanha_6B
3_MariaInesReis_6B
1/4 
start stop bwd fwd



Dia da Árvore - 21 de março

É nesta data que se comemora o dia da árvore como forma de sensibilizar toda a população para a importância que a árvore assume na nossa vida.

Já imaginaram como seria o nosso planeta sem árvores?

Já imaginaram uma cidade sem árvores?

As árvores ocupam um papel essencial e muito importante, não só ao nível ambiental, pois são organismos eficazes para o equilíbrio do ecossistema como também ajudam na filtragem e limpeza do ar atmosférico das cidades.

Podemos afirmar que as árvores:

- Promovem o equilíbrio climático - ajudam a manter a humidade do ar e a regularidade das chuvas;
- São o abrigo de várias espécies animais - servem de habitat a pássaros e outros animais;
- Purificam o ar - ajudam a manter o ar mais limpo;
- Equilibram a temperatura das cidades - a concentração de árvores nas cidades ajudam a manter um clima mais ameno, principalmente porque fornecem sombra;
- Embelezam a paisagem com a sua beleza natural - há árvores que podem viver centenas ou mais de mil anos.

É preciso alertar e consciencializar toda a população para a sua preservação uma vez que o desmatamento de florestas ainda é grande.

TRABALHOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DO 6.º B E DO 6.º C

1_DavidPrata_6C
2_AfonsoPereira_6C
3_SalomeRelvas_6B
4_DavidReal_6B
5_LeonorBatista_6B
6_MartimSilva_6B
7_SalomeRelvas_6B
1/7 
start stop bwd fwd


 

Porque o Ambiente é de todos… ...Vamos pensar todos!

(Texto retirado integralmente do enquadramento do projeto Em Busca dos… “Suspeitos do Costume”)

“A gestão dos resíduos e, em particular, do plástico tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos.

O lixo que não é depositado corretamente é transportado pelos rios e ribeiras até aos oceanos, transformando-se em lixo marinho.

O lixo marinho tem muitos impactes, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e até na saúde humana.

Alguns números:

  • todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.
  • cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra.
  • o plástico compõe cerca de 80% do lixo marinho e 90% do que se encontra no fundo do mar.
  • estima-se que  cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar anualmente ao oceano.
  • as pontas de cigarro são o item que aparece em maior número nas limpezas de praia.
  • um milhão de aves e 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos devido à poluição por plástico.
  • embora seja quase impossível contabilizar os micro plásticos estima-se que apenas 8% do lixo plástico é maior do que uma tampa de garrafa.

E o que se passa na tua escola, casa, praia, rio/ribeira e floresta?

Perceber as origens do lixo é um dos passos para agir na mudança de comportamentos do dia-a-dia, optando por soluções mais sustentáveis e comportamentos preventivos que evitem o agravamento do problema. Assim, é essencial realizar a monitorização e limpeza dos espaços das escolas, das casas, das praias, dos rios e ribeiras, assim como das florestas.”

Como cidadão do mundo que és faz o teu papel e não deixes que estraguem o nosso planeta.

Obrigada.



O Mar começa Aqui

O Mar começa Aqui! A nossa escola vai participar. Junta-te a nós!

Desafio a todos os alunos: Cria uma imagem que se destina a ser pintada junto a uma sarjeta ou sumidouros de águas pluviais, dentro da escola e/ou na sua envolvência.

Objetivos:

  • Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular;
  • Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa;
  • Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica;
  • Implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.

Características da Imagem:

- a imagem tem que conter a representação da sarjeta/sumidouro que se pretende pintar.
- caso o desenho inclua representação de espécies marinhas deverão ser privilegiadas as espécies autóctones.
- as cores utilizadas ficam ao critério do aluno e da escola.
- a dimensão da imagem deve ter em consideração o tamanho da sarjeta/sumidouro. O protótipo de imagem enviada deve incluir a relação entre a pintura e a sarjeta/sumidouro (escala).
- deverá conter a frase “O mar começa aqui”, integrando preferencialmente os logótipos do projeto e do Eco-Escolas (fornecidos pela ABAE). Caso queiram poderão também integrar outros logótipos/assinaturas (exemplo: do município/freguesia ou escola).

Envia o teu desenho para o email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar até dia 15 de março de 2021.

Mais informações disponíveis AQUI



Galardão Eco-Escolas 2020

Hoje, dia 13 de novembro, pelas 14h30 realiza-se a sessão que assinala os resultados de um ano de trabalho nas Eco-Escolas.

Durante a sessão vão ser mencionados e reconhecidos todos os que no ano letivo 2019/20 contribuíram para o sucesso do Eco-Escolas: escolas, professores, alunos, famílias, municípios, parceiros e Comissão Nacional.

A transmissão em direto a partir das 14h30 vai acontecer no:

- YouTube ABAE - LINK DO DIRETO AQUI
- Facebook Eco-Escolas

Acompanhe e participe em direto!