Breves

Disponível a lista ordenada referente ao procedimento concursal para o Grupo 230 - Matemática e CN.


 

No dia 21 de março de 2023, pelas 18 horas, na biblioteca da escola sede, irá realizar-se uma sessão de Hora de Pais/Conselho de Pais e Professores com o tema “Perigos da Internet”, dinamizado pela Escola Segura.


 

No dia 15 de março procedeu-se à atividade - Limpeza do Baldio, no âmbito do projeto Eco-Escolas em articulação com o Clube da Proteção Civil.


 

Disponíveis novas informações sobre as Provas de Aferição e Provas Finais a realizar neste ano letivo, na secção Provas 2022/2023.


 

Hoje, dia 14 de março, comemora-se o Dia Internacional da Matemática.


 

Informam-se os interessados que está a decorrer, na plataforma SIGRHE, o procedimento concursal para a ocupação de um horário do grupo 230 - Matemática e Ciências da Natureza.


 

Recursos



Visitantes

961874
HojeHoje10
OntemOntem84
SemanaSemana360
MêsMês1969
Desde 1/9/2010Desde 1/9/2010961874
Clube de Proteção Civil

O Referencial de Educação para o Risco (RERisco), destinado à Educação Pré-Escolar, ao Ensino Básico e ao Ensino Secundário, resultou da celebração de um protocolo entre a Direção-Geral da Educação (DGE), a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Nesse âmbito, foi criado o Clube de Proteção Civil, no Agrupamento de Escolas de Amareleja, em maio de 2011.

Desde então, que foram tidos em conta os seguintes objetivos:

  • Sensibilizar alunos para a proteção civil;
  • Conhecer protagonistas e intervenientes;
  • Identificar riscos naturais, tecnológicos e mistos;
  • Adquirir hábitos de segurança;
  • Desenvolver competências no âmbito da proteção civil;
  • Promover atitudes e comportamentos adequados em situações de emergência;
  • Construir comunidades mais resilientes.

 


Notícias


 

  • Dia da Proteção Civil

O Dia Mundial da Proteção Civil, ou Dia Internacional da Proteção Civil, celebra-se anualmente a 1 de março, já que foi nesta data que entrou em vigor a Constituição desta organização.

Assim, e na sequência do nosso trabalho no Clube de Proteção Civil, convidamos a uma maior sensibilização dos nossos alunos e da comunidade educativa para assinalar esta efeméride, tão importante pela sua atualidade, quer pelas crises geopolíticas que colocaram o cenário de guerra na Europa, quer pelos terramotos que recentemente devastaram a Turquia e a Síria.

Esta conjuntura remete-nos para um patamar de exigência muito superior e coloca-nos desafios cada vez mais exigentes…

No âmbito da comemoração deste dia, serão expostos cartazes elaborados pelos alunos inscritos no clube e será realizado um simulacro na escola, envolvendo toda a comunidade educativa.

Relembramos que a proteção civil é uma responsabilidade e um dever de todos!

 


    O Dia Mundial da Proteção Civil, ou Dia Internacional da Proteção Civil, é uma data global instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC). Foi escolhido o dia 1 de março já que foi neste dia que entrou em vigor a Constituição desta organização.
    Em Portugal comemora-se a data oficialmente como Dia da Proteção Civil, no mesmo dia 1 de março.
    O objetivo do dia é chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.
    A coordenação das comemorações do Dia da Proteção Civil está a cargo da Autoridade Nacional de Proteção Civil e de outras entidades com agentes do sistema nacional de proteção civil.
    Relembramos que a proteção civil é uma responsabilidade e um dever de todos!
  • A Terra Treme

No dia 9 de novembro, pelas 11h09, realizou-se o exercício nacional A TERRA TREME.

Esta iniciativa foi promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, em particular o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE) e, procurou chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Neste dia, toda a comunidade educativa foi convidada a executar os 3 gestos que salvam:

  • Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
  • Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;
  • Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

Em todos os polos, Amareleja, Safara, Santo Aleixo da Restauração e Póvoa de São Miguel, foi também realizada a evacuação dos edifícios da escola para o respetivo ponto de encontro, que contou com a colaboração de um grupo de alunos inscritos no clube.

O principal objetivo deste exercício, é dar a conhecer aos cidadãos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo.

Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!

A responsável pelo Clube da Proteção Civil, Elisabete Vogado e os alunos colaboradores:
6.º B- Leandro Oliveira, n.º 4 e Simão Grilo, n.º 11
7.º A- Lucas Valente
7.º C- Angelina Lúcio, n.º 3, Glória Silva, n.º 6 e Luciana Gorrão, n.º 10
8.º A- Inês Bairinhas, n.º 10, João Torres, n.º 12 e Laura Rosado, n.º 13
9.º A- Ana Fontes, n.º 2, Iara Calado, n.º 6, Leonor Caldeira, n.º 9 e Luana Pinto, n.º 11
9.º B- Ana Carapuça, n.º 1, Duarte Arsénio, n.º 4, Luís Domingues, n.º 8, Luís Camacho, n.º 9, Matilde Caeiro, n.º 10 e Tomás Pires, n.º 12

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
01/15 
start stop bwd fwd

....


 

  • Divulgação da iniciativa "A Terra Treme"

Esta iniciativa é promovida anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, em particular o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE) e, procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam:

  • Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
  • Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;
  • Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

Assim sendo, no dia 9 de novembro, pelas 11h09min, todos os docentes, técnicos, não docentes e alunos deverão realizar este exercício, bem como a evacuação dos edifícios da escola para o respetivo ponto de encontro.

Os docentes podem tirar fotos dos alunos quando estiverem protegidos debaixo das mesas e depois enviar para a docente Elisabete Vogado ( Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ), para ilustrar a notícia que irá ser publicada no nosso jornal "Jornal 5 Estrelas".

Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!

Para mais informações e dados adicionais, queiram por favor consultar o site www.aterratreme.pt

....


ARQUIVO

2021/2022