Breves

Os alunos do 9.º ano encenaram a peça "Os Contrabandistas", no âmbito do Domínio de Autonomia Curricular


 

O projeto "A Construção da Paz em Articulação" surgiu no âmbito da articulação entre as áreas de conteúdo da Educação Pré-Escolar e as áreas disciplinares do 1.º Ciclo de forma a procurar um reforço de continuidade pedagógica em Safara.


 

Informam-se os EE's dos alunos que terminaram o 4.º e o 9.º ano e dos alunos das turmas PIEF que ficaram aprovados, que devem fazer a devolução dos kits atribuídos no âmbito do projeto “Escola Digital” nos dias 4, 5 e 6 de julho.


 

Encontra-se aberto o concurso para provimento de um lugar de Professor Bibliotecário para o Agrupamento de Escolas de Amareleja.


 

Comemorou-se no dia 14 de junho no Agrupamento de Escolas de Amareleja o Dia Eco-Escolas, com convite aberto a toda a comunidade escolar.


 

É com enorme pesar e profunda tristeza que partilhamos a notícia do falecimento de José Varela, assistente operacional no nosso Agrupamento desde há muitos anos.


 

Recursos



Visitantes

941383
HojeHoje23
OntemOntem75
SemanaSemana242
MêsMês448
Desde 1/9/2010Desde 1/9/2010941383
Clube de Proteção Civil

O Referencial de Educação para o Risco (RERisco), destinado à Educação Pré-Escolar, ao Ensino Básico e ao Ensino Secundário, resultou da celebração de um protocolo entre a Direção-Geral da Educação (DGE), a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Nesse âmbito, foi criado o Clube de Proteção Civil, no Agrupamento de Escolas de Amareleja, em maio de 2011.

Desde então, que foram tidos em conta os seguintes objetivos:

  • Sensibilizar alunos para a proteção civil;
  • Conhecer protagonistas e intervenientes;
  • Identificar riscos naturais, tecnológicos e mistos;
  • Adquirir hábitos de segurança;
  • Desenvolver competências no âmbito da proteção civil;
  • Promover atitudes e comportamentos adequados em situações de emergência;
  • Construir comunidades mais resilientes.

 


Notícias


 

  • Simulacro de Incêndio

No dia 7 de junho de 2022, pelas 16h10, realizou-se mais um simulacro no nosso Agrupamento, desta vez de incêndio.

Toda a comunidade educativa participou, de forma ordeira e correta, dirigindo-se para o ponto de encontro da escola.

Este foi, o último simulacro, para os alunos que frequentaram o nono ano de escolaridade. A eles, o Clube de Proteção Civil agradece, pelos três anos em que estiveram juntos nas atividades desenvolvidas.

Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!

Alunos colaboradores:

  • 6.º C: Glória Silva, Luciana Gorrão
  • 8.ºA: Ana Fontes, Iara Mateus, José Fontes, Leonor Caldeira, Luana Ramos, Micael Martins, Miguel Martins e Vasco Mendes
  • 8.º B: Ana Carapuça
  • 9.º A: Afonso Tareco, Duarte Banha, Duarte Ferreira, Francisco Ferro, Francisco Perdigão, Leonardo Ferreira, Mariana Ferreira e Rodrigo Vitorino
  • 9.º B: Cristina Cruz, Jéssica Cardas, Laura Figueira e Rita Martins

01
02
03
04
05
1/5 
start stop bwd fwd



  • Webinar Clubes de Proteção Civil: Práticas de Referência

Realizou-se no dia 3 de maio de 2022 o Webinar Clubes de Proteção Civil: Práticas de Referência, que contou com a participação do nosso Agrupamento. Este webinar teve como foco principal  dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos Clubes de Proteção Civil do Agrupamento de Escolas de Pevidém, em Guimarães e do nosso Agrupamento de Escolas da Amareleja, possibilitando a divulgação de práticas que visam sensibilizar a comunidade educativa para a temática da proteção civil, através do desenvolvimento de conhecimentos, competências, hábitos de segurança, atitudes e comportamentos adequados em situações de risco, de modo a contribuir para a segurança individual e coletiva e para o desenvolvimento de uma cultura de segurança.


- Para visualizar a gravação do Webinar clique AQUI

- Para consultar a Apresentação feita pelo Agrupamento de Escolas de Amareleja clique AQUI


 

  • Dia da Proteção Civil

O Dia Internacional da Proteção Civil celebra-se anualmente a 1 de março, já que foi nesta data que entrou em vigor a Constituição desta organização.

Em Portugal, o Dia da Proteção Civil foi também comemorado no dia 1 de março.

A comemoração desta data tem também como propósito sensibilizar para a relevância da proteção civil, promover a reflexão e o diálogo em torno dos riscos a que territórios e populações estão sujeitos, e o papel que cabe a cada um de nós, cidadãos, no esforço coletivo de criação de comunidades resilientes, próprias das sociedades mais desenvolvidas.

A coordenação das comemorações do Dia da Proteção Civil está a cargo da Autoridade Nacional de Proteção Civil e de outras entidades com agentes do sistema nacional de proteção civil.

No âmbito da comemoração deste dia, será realizado um simulacro na escola, envolvendo toda a comunidade educativa.

Relembramos que a proteção civil é uma responsabilidade e um dever de todos!

(cartaz elaborado pela aluna Ana Carapuça, 8.º B)


 

  • A Terra Treme

No dia 5 de novembro, pelas 11h05, data que coincidiu com o Dia Internacional dos Tsunamis, realizou-se o exercício nacional A TERRA TREME.

Esta iniciativa foi promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e procurou chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Em espaço de sala de aula teve a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes foram convidados a executar os 3 gestos que salvam:

  • Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
  • Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;
  • Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

Logo de seguida foi também realizada a evacuação dos edifícios da escola para o respetivo ponto de encontro, que contou com a colaboração de elementos da Escola Segura e de um grupo de alunos inscritos no clube.

O principal objetivo deste exercício, é dar a conhecer aos cidadãos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo.

Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!

A responsável pelo Clube da Proteção Civil, Elisabete Vogado e os alunos colaboradores:
8.ºA: Ana Fontes, Iara Mateus, José Fontes, Leonor Caldeira, Luana Ramos e Miguel Martins e Vasco Mendes
8.º B: Ana Carapuça
9.º A: Duarte Banha e Leonardo Ferreira
9.º B: Cristina Cruz, Jéssica Cardas, Laura Figueira e Rita Martins

20211105_110340
20211105_110549
20211105_110558
20211105_110808
IMG-20211105-WA0001
IMG_20211105_110537
IMG_20211105_111134
1/7 
start stop bwd fwd

....