Breves

No dia 22 de fevereiro, decorreu na biblioteca escolar uma atividade intergeracional intitulada "Contos à Lareira".


 

No dia 20 de março, os alunos dos 2.º e 3.º ciclos irão assistir ao espetáculo “Isto é Matemática – ao Vivo: Os maiores segredos do mundo”, dinamizado pelo Professor Rogério Martins.


 

No âmbito do Projeto EPIS, irá realizar-se, no dia 16 de março, mais uma sessão do Programa “Mapa Mundo”, na Casa do Povo de Amareleja, com alunos dos 5.º e 6.º anos de escolaridade e o diretor do Panteão Nacional, Dr. Santiago Macias.


 

Hoje, dia 14 de março, comemora-se o Dia Internacional da Matemática e é também o Dia do Pi!


 

Foram realizadas sessões de saúde oral para alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos.


 

Consulte as atividades do PAA previstas para o mês de março.


 

Biblioteca Escolar

Recursos



Visitantes

990126
HojeHoje44
OntemOntem82
SemanaSemana272
MêsMês2049
Desde 1/9/2010Desde 1/9/2010990126
Eco-Escolas: Arquivo 2021/2022

Muros com Vida

O Projeto Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Amareleja foi premiado no âmbito do concurso “Muros com Vida”. Este trabalho foi desenvolvido pelos alunos da turma PIEF2 na disciplina de formação vocacional com a dinamização do docente Joaquim Espadaneira e com a parceria da Câmara Municipal de Moura e da Junta de Freguesia de Amareleja na oferta das tintas acrílicas.

O desafio proposto levou as escolas a pesquisar, planear e concretizar uma pintura num muro representativa de um ou mais ecossistemas locais.

Este Projeto “Muros com Vida” contou, nesta primeira edição, com 519 escolas inscritas e 345 trabalhos submetidos de mais de 100 municípios do país. Desde a fauna e flora do montado alentejano até à floresta endémica madeirense, foram centenas os ecossistemas terrestres e marinhos representados pelas escolas inscritas este ano no Programa Eco-Escolas.

Nesta primeira edição foram premiadas as seis escolas que melhor representaram os ecossistemas que integram o território onde se localizam (naturais e artificiais), que denotaram mais conhecimento sobre o tema “biodiversidade: preservar e regenerar” e que melhor executaram as pinturas. O júri responsável pela seleção e avaliação dos trabalhos foi composto por elementos da ABAE, Associação de Professores de Educação Visual, DRAAC Açores, DRAAC Madeira, Quercus e ICNF.

A beleza e simplicidade do Pôr-do-sol Alentejano será partilhado a nível nacional.

Em nome da Equipa Eco-Escolas, um grande obrigado a toda a comunidade escolar por toda a colaboração! Esperamos contar com todos no próximo ano letivo.

Para saber mais, clique AQUI

A Coordenadora do Projeto Eco-Escolas: Susana Balinha

1-A preencher os esquemas
2-Muros Com Vida - aluna a acabar
3-Trabalho em Equipa
4-Muros Com Vida- final
5-Equipa Eco-Escolas 2021_2022
1/5 
start stop bwd fwd


 

 

Dia Eco-Escolas no AE Amareleja

Comemorou-se no dia 14 de junho no Agrupamento de Escolas de Amareleja o Dia Eco-Escolas, com convite aberto a toda a comunidade escolar, contou com a colaboração de toda a Equipa Eco-Escolas, Delegados Ambientais, Clube de Teatro, Grupo de Ed. Física e turmas 7.º B e 8.º B.

Foram dinamizados vários ateliês no jardim principal da escola no âmbito dos temas do Eco-Escolas, biodiversidade, energias renováveis, espaços exteriores, reutilização de resíduos, entre outros, a saber: Exposição e votação dos Eco-códigos; brinquedos reciclados, sementeira de ervas aromáticas, jogos tradicionais, peça de teatro, forno solar e mostra resíduos após reciclagem.

A diversidade das Eco-Atividades proporcionou uma manhã diferente aos nossos alunos e fica aqui o agradecimento:

* aos delegados ambientais, alunos do Clube Eco-Escolas e turma 8.º B pelo apoio nas atividades
* ao Clube de Teatro pela apresentação da peça: “É preciso que mudes as tuas atitudes” aos alunos do pré-escolar e 3.º e 4.º anos
* ao grupo de Educação Física pela dinamização dos jogos tradicionais
* à Junta de Freguesia de Amareleja pela oferta de 14kg de fruta (oferta aos alunos)

Clique na imagem para ver o vídeo das atividades desenvolvidas:



Dia Eco-Escolas

Convidam-se todos os elementos da comunidade escolar a visitar o espaço do Dia Eco-Escolas na manhã de dia 14 de junho, no jardim principal da escola sede.

Serão dinamizados vários ateliês, acompanhados de jogos tradicionais e muita boa disposição.



Bandeira Verde 2021- o reconhecimento

Decorreu no dia 18 de maio a cerimónia do hastear da Bandeira Verde 2021- Eco-Escolas com a participação dos nossos meninos do Jardim de Infância e todos os delegados ambientais.

Esta bandeira representa o reconhecimento de todo o trabalho realizado no ano anterior por alunos, professores e todos os parceiros e colaboradores da comunidade escolar.

Muito obrigado a todos!

A Coordenadora do Projeto Eco-Escolas: Susana Balinha


 

No Dia Mundial do Livro, o Amarelo é a cor das Histórias (Tetra Pak)

A turma de 2.º ano, da escola sede do Agrupamento de Escolas de Amareleja, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro, trabalhou a obra “O Monstro das Cores” de Anna Llenas. Trata-se de uma obra infantil que ajuda a criança a identificar e a explicar de que forma o seu corpo reage às diferentes emoções e de que forma as pode controlar.

Após o estudo da obra, a turma participou, em colaboração com o Projeto Eco-escolas, no concurso “No dia Mundial do Livro, o Amarelo é a cor das Histórias (Tetra Pak)". No trabalho foram utilizados exclusivamente materiais usados, nomeadamente as embalagens Tetra Pak da Compal e outras, cartolinas utilizadas noutras atividades, tampas de plástico e cola. Os alunos deram uma nova utilização a estes materiais, recriando a capa do referido livro e na criação do personagem Monstro das Cores (na versão em que este apresenta as emoções descontroladas).

A personagem mede cerca de 50 cm e tem as pernas e os braços articulados com ataches.

A capa do livro, apresenta as mesmas técnicas de trabalho (recorte, composição e colagem), procurando que a cor predominante seja o amarelo.

Docente 2.º ano: Cláudia Félix
Turma: 2.º ano

1_Capa do Livro_ o monstro das cores
2_Monstro 2
3_Monstro 1
4_Monstro 4
5_Personagem
6_Personagem
1/6 
start stop bwd fwd


 

1ª Recolha de Tampinhas

No dia 29 de março de 2022 foi feito um balanço da 1ª recolha de tampinhas para ajudar o Simão e o Gabriel! Conseguimos angariar:


 

Dia Mundial da Árvore

No dia 21 de março celebrou-se o Dia Mundial da Árvore e o Clube Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Amareleja assinalou o dia plantando quatro exemplares de azinheiras e sobreiros, espécies com elevado interesse ecológico no nosso país e em especial na região do Alentejo.

Estas árvores, resultantes de um projeto de articulação com a Câmara Municipal de Moura que decorreu em 2018, foram transplantadas dos vasos onde se encontravam para a zona envolvente à nossa horta pedagógica. Tivemos a ajuda preciosa da turma B do oitavo ano com a tarefa mais dura e com a bela assistência das turmas do jardim-de-infância.


 

Campanha de Recolha de Tampinhas


 

Webinar "A ciência pelo Oceano" | 26 de janeiro

O clube Eco-Escolas do Agrupamento de Escolas de Amareleja convida toda a comunidade escolar a participar no 2.º webinar no âmbito do projeto Em defesa dos Oceanos. Este webinar - A ciência pelo Oceano - tem como convidados um representante do Oceanário de Lisboa e um representante do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

INSCRIÇÕES AQUI


 

Clube Eco-Escolas

O Clube Eco-Escolas do nosso Agrupamento já está em funcionamento! Contamos com a tua colaboração.

Participa!