Breves

As crianças do JI de Safara apresentam-nos um pouco do que foi o seu trabalho no âmbito da Comemoração do 33.º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças.


 

A fim de identificar e prevenir possíveis dificuldades visuais e auditivas, o Agrupamento de Escolas de Amareleja e a EPIS promoveram a realização gratuita de rastreios visuais e auditivos a alunos das escolas de Póvoa de São Miguel e Santo Aleixo da Restauração.


 

O Clube Ciência Viva na Escola E.B. Amareleja promoveu no dia 11 de novembro de 2022 uma sessão de astronomia, O Céu do Outono, no âmbito do programa O Espaço vai à Escola, com a colaboração do astrofísico Nelson Nunes.


 

Este ano letivo iniciou-se pela primeira vez um clube ciência viva na nossa Escola. Inscreve-te!


 

Na Escola Básica de Amareleja, comemorámos o final do ano letivo de 2021/2022 com a pintura de um mural com base num dos projetos da AEC, o Educ’Arte, implementado na escola.


 

De 21 a 24 de novembro irá comemorar-se a Semana da Cultura Científica e, nesse âmbito, serão dinamizadas diversas atividades ao longo da semana.


 

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Obs. Qualidade >> Quem somos

Observatório da Qualidade para quê?

A autoavaliação é o processo em que a escola é capaz de refletir criticamente sobre si própria com a finalidade de melhorar o seu desempenho.

De acordo com o que está previsto na legislação, a autoavaliação tem caráter obrigatório, desenvolve-se em permanência e visa avaliar:

a) o grau de concretização e o desenvolvimento do projeto educativo do agrupamento;

b) preparação e concretização da educação, do ensino e das aprendizagens;

c) o nível de execução de atividades proporcionadoras de climas e ambientes educativos que conduzam ao desenvolvimento integral da personalidade do aluno;

d) o desempenho dos órgãos de administração e gestão do agrupamento de escolas;

e) o sucesso escolar, avaliado através da capacidade de promoção da frequência escolar e dos resultados do desenvolvimento das aprendizagens escolares dos alunos;

f) a prática de uma cultura de colaboração entre os membros da comunidade educativa.

(adaptado de Lei n.º 31/2002, de 20 de Dezembro)


O Observatório da Qualidade existe com a finalidade de desenvolver o processo de autoavaliação da Escola tendo sempre como orientação a avaliação da organização e não das pessoas.


“A Avaliação reflete a realidade das escolas e permite que os protagonistas se vejam com clareza e rigor (…) Não compete ao avaliador dizer aos protagonistas se estão a fazer bem ou mal. Muito menos aquilo que deve ser mudado. Simplesmente os ajudam a olhar-se com clareza, de modo a poderem formar um juízo mais fiel sobre o que fazem. Desse Juízo, dessa compreensão hão-de surgir as decisões de mudança.”

(Santos Guerra, 2001)