Breves

Já pode consultar as ementas semanais do refeitório escolar, para o mês de dezembro.


 

No dia 3 de dezembro comemora-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.


 

O Dep. de Matemática e Ciências Experimentais está a organizar um conjunto de atividades que irá dinamizar no âmbito da comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica.


 

Os Melhores Leitores do Mundo é um concurso do Plano Nacional de Leitura (PNL) que identifica os maiores leitores com base no número de livros requisitados por mês, período ou ano. Vamos todos ler mais!


 

Estão abertos os concursos de Contratação de EscolaTécnicos especializados (terapeuta ocupacional e técnico de serviço social), na aplicação eletrónica disponibilizada pela DGAE.


 

O GAAF, à semelhança do ano letivo passado, irá também este ano desenvolver a atividade “Sementes de Natal”.


 

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Obs. Qualidade >> Quem somos

Observatório da Qualidade para quê?

A autoavaliação é o processo em que a escola é capaz de refletir criticamente sobre si própria com a finalidade de melhorar o seu desempenho.

De acordo com o que está previsto na legislação, a autoavaliação tem caráter obrigatório, desenvolve-se em permanência e visa avaliar:

a) o grau de concretização e o desenvolvimento do projeto educativo do agrupamento;

b) preparação e concretização da educação, do ensino e das aprendizagens;

c) o nível de execução de atividades proporcionadoras de climas e ambientes educativos que conduzam ao desenvolvimento integral da personalidade do aluno;

d) o desempenho dos órgãos de administração e gestão do agrupamento de escolas;

e) o sucesso escolar, avaliado através da capacidade de promoção da frequência escolar e dos resultados do desenvolvimento das aprendizagens escolares dos alunos;

f) a prática de uma cultura de colaboração entre os membros da comunidade educativa.

(adaptado de Lei n.º 31/2002, de 20 de Dezembro)


O Observatório da Qualidade existe com a finalidade de desenvolver o processo de autoavaliação da Escola tendo sempre como orientação a avaliação da organização e não das pessoas.


“A Avaliação reflete a realidade das escolas e permite que os protagonistas se vejam com clareza e rigor (…) Não compete ao avaliador dizer aos protagonistas se estão a fazer bem ou mal. Muito menos aquilo que deve ser mudado. Simplesmente os ajudam a olhar-se com clareza, de modo a poderem formar um juízo mais fiel sobre o que fazem. Desse Juízo, dessa compreensão hão-de surgir as decisões de mudança.”

(Santos Guerra, 2001)