Breves

Disponível o aviso sobre o pedido de Matrículas / Renovação para 2024/2025.


 

No dia 10 de abril procedeu-se à atividade - Limpeza do Baldio, no âmbito do projeto Eco-Escolas em articulação com o Clube da Proteção Civil.


 

Consulte as atividades do PAA previstas para o mês de abril.


 

Já pode consultar as ementas semanais do refeitório escolar, para o mês de abril.


 

Informam-se os interessados que está aberto, na plataforma SIGRHE, o procedimento para seleção e recrutamento de um técnico especializado - Assistente Social.


 

No dia 22 de fevereiro, decorreu na biblioteca escolar uma atividade intergeracional intitulada "Contos à Lareira".


 

Biblioteca Escolar

Recursos



Visitantes

991968
HojeHoje67
OntemOntem69
SemanaSemana520
MêsMês1594
Desde 1/9/2010Desde 1/9/2010991968
Ciência Viva na Escola: Arquivo 2022/2023
  • Torneio de Jogos Matemáticos

Decorreu no dia 28 de junho, a última atividade do nosso clube, neste ano letivo. O Torneio Interturmas de Jogos Matemáticos, Dominório, envolveu os alunos do 1.º ciclo que frequentaram o CCVnEscola durante todo o ano letivo e no qual tiveram o primeiro contato e posteriormente sessões de treino deste jogo, a equipa do CCVnE e os docentes de Matemática do Agrupamento.

Participaram no torneio as quatro turmas do 1.º Ciclo da escola sede. A primeira eliminatória apurou metade dos alunos de cada turma (1.º A, 2.º A, 3.º A e 4.º A). A segunda eliminatória decorreu entre os alunos do 1.º A e 2.ºA e entre os alunos do 3.º A e 4.º A. Nas eliminatórias seguintes os alunos apurados, foram jogando entre eles, até se chegar à final. Os nossos oito finalistas premiados foram: Artur (3.ºA); Carolina (4.ºA); Diego (4.ºA); Gabriela (2.ºA); José João (2.ºA); Maria Rita (3.ºA); Pedro (1.ºA); Rodrigo (3.ºA).

A finalíssima foi disputada entre o Diego e a Maria Rita. Muitos Parabéns à nossa vencedora. Muito obrigada a todos pelo apoio no desenvolvimento das atividades do nosso recente Clube Ciência Viva.

Contamos com todos no próximo ano letivo. A “experimentar é que a gente se entende”.

1
2
3
4
5
6
7
8
9
1/9 
start stop bwd fwd


  • Aula de Educação Ambiental

Decorreu no dia 14 de junho o evento final do Projeto Rede de Escolas pela Água, dinamizado pela Associação de Defesa do Património de Mértola em articulação com o Clube Ciência Viva na E.B. Amareleja e as disciplinas de Ciências Naturais e Geografia das turmas do 3.º ciclo do nosso Agrupamento. Este evento culminou numa Aula de Educação Ambiental integrada na envolvência da praia fluvial das Minas de São Domingos, em Mértola, na qual foram dinamizadas atividades muito interessantes, como por exemplo a elaboração de um herbário da Mata, dramatizações tendo por temas as profissões e utensílios relacionados com a água em tempos antigos, canoagem, pintura de ecossistemas, entre outros desafios. Obrigada a todos por esta oportunidade.

1
2
4
5
7
8
9
1/7 
start stop bwd fwd


  • Com a verdade me enganas e Encontro (Im)provável

As atividades do Clube Ciência Viva na Escola E.B. Amareleja continuam e desta vez, integraram o vasto conjunto de atividades, que se desenvolveram na Semana da Cultura Científica, dinamizada no nosso Agrupamento entre os dias 21 e 24 de novembro.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, representado pelo professor Ilídio Costa, no dia 23 de novembro, presenteou-nos com a palestra “Com a verdade me enganas”, via zoom, que decorreu de forma bastante interativa, oferecendo às turmas de oitavo ano e aos alunos do Clube Ciência Viva, uma nova perspetiva, que desde o Sol aos confins do Universo, foi “destruindo” algumas das maiores certezas da Astronomia.

No dia 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, a turma do 7.º A participou de no webinar Encontro (Im)provável, dinamizado pela DGE, que juntou Carlos Fiolhais e Paulo Pires do Vale (ainda pode rever este webinar AQUI).


  • O Céu do Outono

O Clube Ciência Viva na Escola E.B. Amareleja promoveu no dia 11 de novembro de 2022 uma sessão de astronomia, O Céu do Outono, no âmbito do programa O Espaço vai à Escola, com a colaboração do astrofísico Nelson Nunes.

Foram diversos os conceitos científicos abordados nesta sessão, mas as estrelas e as constelações que podemos vislumbrar no nosso céu nesta época do ano, foi o que mais prendeu a atenção dos nossos alunos. Após a sessão, a equipa do clube deixou um desafio aos participantes e ficam aqui alguns registos dos trabalhos apresentados.

Continuem a acompanhar-nos!

01
02
03
1/3 
start stop bwd fwd