Breves

Disponível o aviso sobre o pedido de Matrículas / Renovação para 2024/2025.


 

No dia 10 de abril procedeu-se à atividade - Limpeza do Baldio, no âmbito do projeto Eco-Escolas em articulação com o Clube da Proteção Civil.


 

Consulte as atividades do PAA previstas para o mês de abril.


 

Já pode consultar as ementas semanais do refeitório escolar, para o mês de abril.


 

Informam-se os interessados que está aberto, na plataforma SIGRHE, o procedimento para seleção e recrutamento de um técnico especializado - Assistente Social.


 

No dia 22 de fevereiro, decorreu na biblioteca escolar uma atividade intergeracional intitulada "Contos à Lareira".


 

Biblioteca Escolar

Recursos



Visitantes

991964
HojeHoje63
OntemOntem69
SemanaSemana516
MêsMês1590
Desde 1/9/2010Desde 1/9/2010991964
PES: Arquivo 2022/2023
  • Prevenção e higiene oral

No dia 2 de novembro de 2022 foi dinamizada, pela higienista oral, Dr.ª Ana Cristovão, durante a manhã, para as turmas do 9.º ano e PIEF, uma sessão sobre a importância da higiene diária oral para a manutenção da saúde geral do organismo, bem como, foram dadas a conhecer algumas regras de higiene oral.

Na sessão foram abordadas, numa primeira parte, as vantagens da higiene oral diária para a saúde, principalmente para os dentes e gengivas. Os alunos foram informados que a mesma pode evitar a maior parte das doenças da boca, ajudar também a mastigar bem todos os alimentos, a pronunciar bem todas as palavras e poder manter um sorriso cheio de vitalidade.

Os alunos foram ainda informados que deveriam consultar um médico dentista ou higienista oral, pelo menos uma vez por ano, pois prevenir é sempre mais fácil que tratar.

Foram também alertados para os cuidados a ter na sua alimentação e que deveriam evitar comer doces, fora das horas das refeições, de preferência só à sobremesa. Em relação à mudança da escova de dentes, a higienista oral informou que a mesma deveria ser trocada a cada 3 meses. Para não se esquecer: nova estação, nova escova na mão (no outono, no inverno, na primavera e no verão). A mais barata forma de tratamento é sempre a PREVENÇÃO e o adiamento do tratamento é aumentar a dificuldade na sua execução; Uma boca saudável facilita a comunicação e a interação com os outros. A saúde oral está ao nosso alcance, basta querer. De seguida deu instruções para a escovagem correta dos dentes. Esta é fundamental para a promoção da saúde oral e prevenção das doenças orais. Escovar os dentes é uma responsabilidade de todos, principalmente das famílias. Deve ser executada duas vezes por dia (uma à noite e uma outra quando for possível), deve usar-se sempre um dentífrico fluoretado e uma escova suave, de tamanho adequado, para que seja possível aceder a todas as áreas dos dentes.

Finalmente foi feita a avaliação da placa bacteriana aos alunos. Para tal, foi oferecida uma escova de dentes e dado um comprimido. Este tinha de ser desfeito na boca e depois a higienista pedia aos alunos para abrir a boca e fazer a respetiva avaliação. Podemos considerar o balanço desta atividade bastante satisfatório. Os alunos gostaram imenso.

01
02
03
04
05
1/5 
start stop bwd fwd


  • Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação é assinalado a 16 de outubro. A comemoração deste dia pretende alertar e consciencializar a população em geral para a importância da alimentação e nutrição.

Este ano, o tema central do Dia Mundial da Alimentação é: “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos. As nossas Ações são o nosso Futuro”, afirmando a necessidade de alcançar a Segurança Alimentar e Nutricional e melhorar o acesso a alimentos nutritivos por meio de sistemas alimentares sustentáveis.

A alimentação saudável contribui para um sistema imunitário mais forte e para uma melhor recuperação no caso de ficarmos doentes. Para tal a alimentação deve ser completa, variada e equilibrada, proporcionando a energia adequada e o bem-estar físico ao longo do dia.

(clique na imagem para ver o vídeo)