![]() | Hoje | 75 |
![]() | Ontem | 81 |
![]() | Semana | 548 |
![]() | Mês | 468 |
![]() | Desde 1/9/2010 | 1026021 |
Eco-Escolas |
Programa Eco-Escolas Desde o ano letivo 2003-2004 que a nossa escola se encontra inscrita no Programa Eco-Escolas, sempre atenta às preocupações ambientais, à sustentabilidade e à cidadania, este ano letivo mantemos o nosso compromisso e cá estamos para promover novas atividades. Os temas fundamentais - Água, Resíduos e Energia, mais o tema do ano - Comunidades Sustentáveis e/ou Espaços Exteriores, bem como os temas de Biodiversidade, Agricultura Biológica, Floresta, Clima e Alterações Climáticas, vão fazer parte das nossas atividades.
Projeto RecreiArte / Eco-Escolas - Recreios com Vida A atividade foi desenvolvida com as turmas do 8.º ano, no âmbito do projeto RecreiArte, em articulação com o projeto Recreios com Vida do Eco-Escolas. A professora, Joana Monteiro
Dia da Reciclagem e Dia do Ambiente O Clube Eco-Escolas dinamizou atividades para os Dias da Reciclagem e do Ambiente.
Para a Comemoração do dia da Reciclagem- 17 de maio, foram construídos bebedouros, com materiais recicláveis, para as aves, pela docente Isolinda Garcia e os seus alunos de 2º Ciclo. O objetivo da atividade foi sensibilizar os alunos para a necessidade da separação dos resíduos reutilizáveis e colocação dos mesmos nos locais apropriados.
Para a Comemoração do Dia do Ambiente- 7 junho, foram construídos cartazes digitais e vídeos, pelos alunos de 2º e 3ºCiclos acompanhados pelos docentes Elisabete Vogado, Rita Valério, Cláudia Durão, Hugo Moço e Renato Tarelho.
Os mesmos tiveram como principais objetivos sensibilizar os alunos/comunidade educativa para a importância de preservação de espaços verdes, dos ecossistemas e da biodiversidade e reconhecer, numa perspetiva interdisciplinar, as alterações climáticas como um dos grandes problemas ambientais atuais e relacioná-las com a poluição do ar resultante do aumento dos gases de efeito de estufa.
A coordenadora Eco-Escolas,
Sandra Paulino
Construção de um Eco-Ponto com a forma de um animal marinho A docente Isolinda Garcia desenvolveu a atividade referida, com os alunos de 2º ciclo, em articulação com o Clube Eco- Escolas, por forma a sensibilizar toda a comunidade educativa para a poluição dos mares. A atividade teve ainda como principais objetivos: compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada; educar para a cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem:" Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar" e estimular a criatividade dos alunos para a expressão plástica.
A professora Isolinda Garcia e os seus alunos estão de parabéns!
A Coordenadora Eco-Escolas,
Sandra Paulino
Limpeza e reconstrução do Lago Natural da nossa Escola
Durante este ano letivo foi feita a limpeza e reconstrução do lago Natural da nossa escola, com a colaboração de vários alunos de 2º e 3ºCiclos.
Esta atividade teve como principal objetivo a sensibilização para a preservação do ambiente e da biodiversidade e a consolidação das atitudes ecológicas da comunidade escolar.
Os alunos que participaram na atividade demonstraram muito empenho e interesse pela mesma.
Vamos todos conservar o nosso Lago Natural limpo!
A coordenadora Eco-Escolas,
Sandra Paulino
Identificação das espécies de árvores e arbustos existentes no nosso Agrupamento
Com o objetivo de sensibilizar os alunos/ comunidade educativa para a importância de preservação de espaços verdes, da biodiversidade e das espécies de árvores e arbustos existentes no nosso Agrupamento, os alunos do Clube Eco-Escolas, em articulação com os alunos do Clube de Artes construíram placas de identificação para os mesmos.
Parabéns pelo excelente trabalho meninos!
A coordenadora Eco-Escolas,
Sandra Paulino
Comemoração do dia do sol No âmbito do Programa Eco- Escolas, no dia 15 de maio, a energia do sol iluminou a nossa escola de uma forma especial! Os alunos do pré-escolar e do 9º ano uniram-se para celebrar o Dia do Sol numa manhã repleta de aprendizagens e alegria. Os alunos do 9º ano prepararam uma apresentação informativa sobre a importância do uso do protetor solar, partilhando esse conhecimento essencial com os mais pequenos. Para testar o que aprenderam, realizaram um divertido quiz, estimulando a participação e a curiosidade das crianças. A magia continuou com a apresentação de uma história maravilhosa, a animação de músicas contagiantes e a criatividade das pinturas faciais. Foi uma manhã memorável de partilha, aprendizagem e muita diversão!
Glória Silva, 9ºC; Luciana Gorrão, 9ºC; Matilde Robles, 9ºA.
Limpeza do Baldio/ Dia Eco-Escolas No dia 23 de abril procedeu-se à atividade - Limpeza do Baldio/ Dia Eco-Escolas, no âmbito do projeto Eco-Escolas em articulação com o Clube da Proteção Civil. Nesta atividade contamos com a colaboração da Junta de Freguesia de Amareleja, na distribuição de sacos de lixo e luvas para todos os envolvidos, bem como no acompanhamento durante todo o percurso. Estiveram também presentes a Associação dos Bombeiros Voluntários de Moura, o Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Moura, Escola Segura, GIPS (Grupo Intervenção Proteção Socorro da Unidade de Intervenção) e a Força Especial Proteção Civil (FEPC). A atividade decorreu de forma bastante satisfatória, todos os envolvidos reconheceram a importância da mesma para a formação cívica e educação ambiental dos nossos alunos. A Equipa Eco-Escola e o Clube da Proteção Civil agradecem a todos os alunos, encarregados de educação, professores e a todas as entidades envolvidas, todo o empenho e colaboração no desenvolvimento desta atividade.
Roupas Usadas não estão Acabadas
O Programa Eco-Escolas em articulação com o GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família), irá realizar a atividade "Roupas Usadas não estão Acabadas".
Este desafio consiste na recolha de roupa, calçado e brinquedos até 31 de março.
Contamos com a participação de toda a comunidade escolar (alunos, professores, auxiliares, pais).
Todas as roupas, calçados e brinquedos serão entregues a uma Instituição.
Ajuda-nos a ajudar!!
Equipa do GAAF - Marisa Rico e Ana Fialho Costa
Coordenadora do Eco-Escolas - Sandra Paulino
Visita à Resialentejo, Beja - Tratamento e Valorização de Resíduos
No dia 12 de novembro de 2024, no âmbito do Projeto Eco-Escolas, realizou-se uma visita de estudo à Resialentejo - Tratamento e valorização de resíduos, a qual foi destinada aos alunos de 9º ano, com o objetivo de sensibilizar para a importância da reciclagem e da sustentabilidade e diferencial competitivo para a economia regional, sendo os alunos acompanhados durante toda a viagem pelas docentes Sandra Paulino, Joana Cardoso e Maria Isabel Rosado. A visita teve início, no anfiteatro, com uma palestra dinamizada pela Escola Eletrão, a qual nos sensibilizou acerca da reciclagem e do impacto da mesma nos diversos ecossistemas e ainda da forma correta de reciclarmos os nossos equipamentos elétricos antigos. De seguida, foi feita uma palestra por uma coordenadora da Resialentejo, que nos deu uma breve explicação de como é executado todo o trabalho que antecede o que é feito na Resialentejo, assim como a exposição de alguns dos objetivos que foram criados para uma melhor sustentabilidade ambiental. Após as duas palestras, dirigimo-nos para uma visita às instalações da Resialentejo, na qual visitámos as diversas fases de reciclagem do plástico, papel, cartão, vidro e ainda eletrodomésticos. Nesta visita, conseguimos perceber a quantidade de resíduos produzidos em toda a nossa zona e fomos sensibilizados em relação à reciclagem de embalagens, assim como o consumo excessivo e dispendioso de resíduos que todos produzimos e que têm um grande impacto no Planeta.
Matilde Robles 9ºA
Sessão de sensibilização sobre incêndios florestais
No dia 29 de outubro de 2024, no âmbito do Programa Eco-Escolas e em articulação com o Clube da Proteção Civil, realizou-se uma sessão de sensibilização sobre Incêndios Florestais com o objetivo de sensibilizar as pessoas presentes sobre os perigos dos incêndios. A mesma foi dinamizada por dois bombeiros do quartel de Bombeiros Voluntários de Moura, na biblioteca escolar, e destinada a todos os alunos do 9º ano, com o acompanhamento de professores. No início da palestra foram referidas as causas e consequências dos incêndios. De seguida foi-nos relatada a experiência de um dos bombeiros durante o incêndio florestal que aconteceu este verão na Ilha da Madeira. Tendo sido explicado, ao longo do relato quais as ferramentas usadas e as regras de segurança aplicadas durante um incêndio. O bombeiro descreveu que foi um incêndio muito difícil de apagar e que passou por muitas dificuldades. No final da palestra foram-lhe feitas perguntas pelos alunos e professores. Com esta palestra ficamos a saber mais acerca dos incêndios e das técnicas utilizadas pelos bombeiros para apagar os mesmos.
Lara Valente nº6 Matilde Robles nº10 9ºA
Dia do Ambiente e Dia Eco-Escolas É com grande alegria que convidamos todos para a celebração do Dia do Ambiente/Dia Eco-Escolas que será realizada na nossa escola. Este evento especial acontecerá no dia 5 de junho, no período da manhã. Vamos contar com a participação de colaboradores da nossa região que trarão produtos artesanais, orgânicos e sustentáveis. Este mercadinho será uma excelente oportunidade para conhecer e adquirir produtos locais, apoiar os pequenos produtores e fomentar práticas de consumo consciente. Contamos com a presença de todos para tornar este dia inesquecível e para juntos celebrarmos a importância de cuidar do nosso meio ambiente. Traga a família e amigos, participe nas atividades e aproveite para conhecer mais sobre como podemos viver de forma mais sustentável.
Limpeza do Baldio No dia 10 de abril procedeu-se à atividade - Limpeza do Baldio, no âmbito do projeto Eco-Escolas em articulação com o Clube da Proteção Civil. Nesta atividade contamos com a colaboração da Junta de Freguesia de Amareleja, na distribuição de sacos de lixo e luvas para todos os envolvidos, bem como no acompanhamento durante todo o percurso. Estiveram também presentes a Associação dos Bombeiros Voluntários de Moura, Escola Segura, Proteção Civil da Câmara Municipal de Moura, GIPS (Grupo Intervenção Proteção Socorro da Unidade de Intervenção), Dra. Juliana Santos - do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo e a Força Especial Proteção Civil (FEPC). A atividade decorreu de forma bastante satisfatória, todos os envolvidos reconheceram a importância da mesma para a formação cívica e educação ambiental dos nossos alunos. A Equipa Eco-Escola e o Clube da Proteção Civil agradecem a todos os alunos, professores e a todas as entidades envolvidas, todo o empenho e colaboração no desenvolvimento desta atividade.
Feira da Vinha e do Vinho
O Clube Eco-Escolas do nosso Agrupamento, juntamente com o Clube de Artes, o Clube da Proteção Civil, o Clube Europeu, o Clube Ciência Viva na Escola, o Desporto Escolar e a Escola Promotora de Saúde (PES), apresentaram alguns dos seus trabalhos, desenvolvidos no ano letivo anterior e no 1.º período deste ano letivo, na XX Feira da Vinha e do Vinho da Amareleja, que decorreu de 8 a 10 de dezembro de 2023. A representatividade dos vários clubes tornou o espaço mais atrativo e interessante para o público visitante.
Bandeira Verde 2023 No dia 12 de dezembro de 2023, procedeu-se ao hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas, com a presença de delegados ambientais das várias turmas, alguns eco-conselheiros, e os alunos do 6.º A e 6.º B, acompanhados pelo docente Paulo Pereira, de Educação Musical. Estes alunos tocaram e cantaram o hino Eco-Escolas enquanto se procedia à cerimónia. A Equipa Eco-Escolas agradece a presença de todos os que nos conseguiram acompanhar neste momento simbólico, mas muito importante de reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2022/2023.
Sessão de sensibilização sobre Alterações Climáticas No dia 16 de novembro, no Agrupamento de Escolas de Amareleja, decorreu uma sessão de sensibilização sobre Alterações Climáticas, dinamizada pelo Projeto Guardiões. Esta sessão foi direcionada às turmas de 8.º ano de escolaridade, no âmbito do Projeto Eco-Escolas. O Projeto Guardiões, resulta de um consórcio entre o Politécnico de Portalegre, o Fórum da Energia e Clima e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo. Este projeto visa o combate às alterações climáticas através da sensibilização e informação da sociedade civil, da criação de conteúdos e realização de ações junto de instituições da administração pública, escolas, autarquias locais, empresas, comunidade em geral e pretende fazer do Alentejo um palco exemplar da descarbonização da economia e da transição para uma economia mais circular e sustentável.
Bandeira Verde e Prémio Photo-Frame
A Equipa Eco-Escolas informa que recebeu da ABAE e mais especificamente do Programa Eco-Escolas, os parabéns por conseguirmos receber mais uma vez a Bandeira Verde Eco-Escolas 2023. Esta Bandeira reconhece o bom trabalho realizado pela escola, em linha com a metodologia Eco-Escolas, visando: uma melhor gestão ambiental do espaço escolar; a educação para a sustentabilidade e cidadania; a formação de cidadãos mais ativos e participativos; o envolvimento da comunidade. Recebeu ainda uma mochila da UHU com materiais, referentes ao 2.º prémio Photo-Frame - 2.º escalão.
"Poupar é ganhar"
No dia 7 de novembro, foi feita uma apresentação online do livro "Poupar é Ganhar", no âmbito do eco-escolas, em articulação com o clube Ciência Viva, dinamizado pelo projeto Betweien. Cuidar do planeta é uma missão de todos. Ganharmos consciência de que as nossas ações têm peso sobre o planeta é uma tarefa que começa desde muito novos. O projeto Betweien "Poupar é Ganhar" visa a promoção de comportamentos ambientalmente responsáveis, promotores da preservação e sustentabilidade do Ambiente. O projeto pretende, com recurso à dramatização e à música, fazer os alunos embarcar numa história de aventura pela poupança de recursos do nosso Planeta Terra. O projeto pedagógico é composto por um livro infantil e por três músicas desenvolvidas com base na narrativa.
Bandeira Verde e Resíduos Elétricos
A Equipa Eco-Escolas informa que recebeu da ABAE e mais especificamente do Programa Eco-Escolas, os parabéns por conseguirmos receber mais uma vez a Bandeira Verde Eco-Escolas 2023. Esta Bandeira reconhece o bom trabalho realizado pela escola, em linha com a metodologia Eco-Escolas, visando: uma melhor gestão ambiental do espaço escolar; a educação para a sustentabilidade e cidadania; a formação de cidadãos mais ativos e participativos; o envolvimento da comunidade. Fomos ainda convidados a estar presentes no Dia Bandeiras Verdes - Galardão Eco-Escolas 2023, que decorrerá no dia 13 de outubro, no Altice Forum Braga, entre as 9h e as 17h. Mas não poderemos estar presentes, pois é muito longe. Como a nossa escola também foi premiada num dos desafios (Photo frame), depois enviam-nos a bandeira e respetivo prémio para o Agrupamento. No âmbito do projeto Escola Electrão, a Equipa Eco-Escolas informa também que a quantidade de REEE recolhidos por toda a comunidade educativa de Amareleja, em parceria com a Junta de Freguesia da Póvoa de S. Miguel, foi de 1767kg. Agradecemos a parceria estabelecida com o senhor presidente António Montezo e esperamos que mais pessoas se juntem ao projeto.
PARCEIROS:
|