Erasmus+
No âmbito do programa Erasmus+, a nossa escola recebeu duas professoras da Letónia – da Escola Secundária de Malpils – de 5 de janeiro a 2 de fevereiro: a professora Erika Caune, do primeiro ciclo, e a professora Lilita Jomerte, professora de inglês de ensino secundário. A professora Erika Caune esteve connosco durante uma semana para, e de acordo com o previsto, observar e participar/colaborar com docentes do primeiro ciclo. No caso da professora Lilita Jomerte, a qual ficou até dia 2 de fevereiro, esta fez observação de aulas de diferentes disciplinas, turmas e níveis, e trabalhou em parceria/par pedagógico com professores de inglês.
O objetivo deste projeto foi, acima de tudo, possibilitar a troca de experiências, vivências axiológicas, metodologias, aspetos culturais, linguísticos, tradicionais e pedagógico-didáticos de cada país fazendo sempre um paralelismo entre as diferenças e as semelhanças do ato educativo, ao longo do processo ensino/aprendizagem, entre dois países com realidades sócio-educativas distintas.
Durante o tempo que passaram na nossa escola, as docentes puderam participar, também, em atividades extra-curriculares de forma a promover o contacto direto e mais informal entre docentes, alunos e, ao mesmo tempo, conhecerem mais do nosso país. Para além disso, as professoras conheceram os pólos que fazem parte do nosso agrupamento para assim terem um contacto mais direto com as diferentes realidades/características de cada um deles.
O resultado desta experiência foi francamente positivo para ambas as partes e, em especial, para os nossos alunos, auxiliares da ação educativa e todos os docentes que, de forma direta ou indireta, estiveram envolvidos. Para além disto, esta experiência tornou-nos mais ricos e permitiu-nos alargar os nossos horizontes pessoais e enquanto profissionais da educação, na medida em que pudemos perceber que, e apesar de estarmos tão distantes, enquanto países, estamos muito perto do que significa Ensinar/Aprender no seu todo.
Para a nossa escola e toda a comunidade educativa esta nova experiência trouxe-nos, sem dúvida, a certeza de que, e apesar de longe, as realidades educativas se aproximam e se assemelham, em especial no que toca à importância do trabalho de um profissional de educação em relação àqueles a quem se dirige todo o seu trabalho: os nossos alunos e as oportunidades que estes podem ter nos respetivos futuros enquanto cidadãos de uma Europa mais próxima.
A coordenadora do projeto, professora Fernanda Canelas, agradece à direção da escola, na pessoa do Diretor Francisco Pereira, todo o apoio disponibilizado durante a estadia das duas docentes, assim como, a todos aqueles que permitiram o sucesso desta experiência, a qual se revelou uma mais-valia no âmbito sócio-psico-pedagógico para a comunidade educativa.
|