Visita de Estudo do 9.º ano a Lisboa
No dia 13 de janeiro de 2016, os alunos das turmas A e B do 9.º ano de escolaridade participaram numa visita de estudo a Lisboa, articulada com os programas curriculares das disciplinas de História, Geografia e Português.
A parte da manhã foi passada em Belém. Primeiro, visitaram o Museu de Marinha, viajando no tempo através da diversidade das suas coleções. A visita não foi guiada, mas todos conseguiram observar as inúmeras atividades humanas ligadas ao mar e à navegação. De todos os espaços visitados, o preferido dos alunos foi o Pavilhão das Galeotas onde foi possível contemplar muitos modelos de embarcações nas suas dimensões originais: galeotas reais, tendo o bergantim real despertado a atenção de todos, e embarcações tradicionais. Além disso, ainda viram alguns hidroaviões, nomeadamente o Santa Cruz.
Depois, seguiu-se a visita guiada ao Museu Coleção Berardo. Num percurso pela arte do século XX até à atualidade, os alunos visitaram a exposição permanente, contactando com obras de Pablo Picasso, Salvador Dalí, Marcel Duchamp, Joan Miró, Andy Warhol, entre outros.
À tarde, assistiram à representação da peça de teatro Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente. A encenação foi feita pela companhia de teatro “O Sonho”, exímia na criação de momentos interativos com o público. Os alunos divertiram-se muito, consolidaram conhecimentos e um deles, o Eduardo Batista, até integrou, momentaneamente, o elenco para dar corpo a um dos quatro Cavaleiros.
Esta visita de estudo, uma aula diferente onde a ciência e a arte se fundiram, alargou os horizontes culturais dos alunos, contribuiu para o seu crescimento pessoal e melhorará, eventualmente, o seu desempenho escolar. De sublinhar a maturidade e o sentido de responsabilidade dos alunos durante a visita de estudo.
|