Segunda, 11 Abril 2016 14:50 |
2.º Encontro de Clubes de Proteção Civil
No dia 17 de março alguns alunos das turma 8.ºA, 8.ºC e 9.ºA, participaram numa visita de estudo para o 2.º Encontro de Clubes de Proteção Civil, na Base Permanente da Força Especial de Bombeiros, em Alqueva/Moura, no âmbito do Clube da Proteção Civil, com a colaboração das professoras Elisabete Vogado e Fátima Baltazar.
Neste encontro participaram 12 escolas do distrito de Beja, num total de 278 alunos e 29 professores.
Ao longo do dia participámos em vários workshops sobre Suporte Básico de Vida; veículo de comando e Comunicações (VCOC); embarcação de salvamento em meio aquático; ambulância de socorro (ABSC); veículo ligeiro e florestal de combate a incêndio (VFCI) e ainda um workshop sobre ferramentas manuais- práticas de utilização.
Também fizemos uma exploração da floresta, no âmbito da educação ambiental e no final do encontro visitamos o Centro de Interpretação de Alqueva, onde ficamos a conhecer as infraestruturas criadas para utilização das águas armazenadas na barragem de Alqueva.
Neste encontro todos os intervenientes tiveram oportunidade de observar diferentes meios e formas de prestação de socorro, ficar a saber o que é a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), quais são as diferentes missões dos Bombeiros, dos “Canarinhos”, vestuário utilizados pelas diferentes forças de prestação de socorro, como funciona a emergência, bem como qual o número de emergência.
No fundo ficámos a saber como podemos contribuir para uma sociedade mas resiliente!
Durante a pausa para almoço, disfrutamos de um piquenique com belas paisagens e bom tempo.
O balanço deste encontro foi bastante positivo, os alunos gostaram imenso, aprenderam muitas coisas novas, divertiram-se, usaram os equipamentos das diferentes missões dos Bombeiros e até já perguntam quando é que podemos repetir.
|
|
Segunda, 11 Abril 2016 13:33 |
Recolha de Sangue
Informam-se todos os docentes, assistentes técnicos e operacionais e Encarregados de Educação que, no próximo dia 21 de abril (5.ª feira), a partir das 9.30h, irá decorrer na Escola Básica de Amareleja mais uma sessão de Recolha de Sangue promovida pelo Serviço de Imunohemoterapia do Hospital do Baixo Alentejo e com a colaboração da docente Elisabete Vogado.
Dar sangue permite salvar vidas!
Não fique indiferente a esta causa! |
Quinta, 31 Março 2016 13:13 |
Reuniões com Encarregados de Educação: 6 de abril de 2016 - 16h e 30m
Todas as reuniões com Encarregados de Educação, relativas às avaliações do 2.º P, irão realizar-se no dia 6 de abril de 2016, pelas 16h e 30m.
|
Terça, 29 Março 2016 11:10 |
Galardão eTwinning
No passado dia 4 de março de 2016, no Forte da Graça, em Elvas o nosso Agrupamento de Escolas recebeu a bandeira eTwinning e o Selo Nacional de Qualidade 2015. Este projeto integra uma ação do Programa Erasmus Plus da União Europeia e tem como objetivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação.
O nosso projeto ganhador teve como título “From Portugal to Poland – by the differences of the natural environment and culture” e foi coordenado pelo professor João Basto.
No passado dia 4 de março de 2016, no Forte da Graça, em Elvas o nosso Agrupamento de Escolas recebeu a bandeira eTwinning e o Selo Nacional de Qualidade 2015. Este projeto integra uma ação do Programa Erasmus Plus da União Europeia e tem como objetivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação.
O nosso projeto ganhador teve como título “From Portugal to Poland – by the diferences of he natural environment and culture” e foi coordenado pelo professor João Basto. |
Segunda, 28 Março 2016 12:09 |
III Dia do Atletismo - 1.º Ciclo - Athletic's Cool Day
No dia 11 de março foi realizado o III Dia do Atletismo, organizado pela Associação de Atletismo de Beja, com o apoio da EB Amareleja, Grupo Desportivo Amarelejense e Junta de Freguesia de Amareleja, no campo das Cancelinhas.
Os objetivos deste dia, centram-se essencialmente na:
- Divulgação do atletismo junto da população infantil do Agrupamento de Escolas de Amareleja;
- Identificação de jovens talentos;
- Captação de novos praticantes para a modalidade.
A atividade contou com a participação de cerca de 160 alunos do 1.º ciclo (1.º, 2.º 3.º e 4.º anos), do Agrupamento de Escolas de Amareleja (Amareleja, Santo Aleixo da Restauração, Safara e Póvoa de São Miguel).
Foi uma manhã agradável e divertida, com atividades ligadas ao atletismo, nomeadamente com o Lançamento do Vortex; Corrida de velocidade 30m; Estafeta turbo e Jogo da pulsação.
Um especial agradecimento ao Grupo Desportivo Amarelejense pelo apoio em campo, e à Junta de Freguesia de Amareleja pela contribuição de águas para todos os participantes.
|
Quinta, 24 Março 2016 14:40 |
Visita de Estudo a Lisboa - 8.º ano
No passado dia 29 de fevereiro, os alunos do 8.º ano de escolaridade participaram numa visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de TIC, Ciências Naturais, Geografia e História.
No período da manhã, os alunos visitaram o Museu das Comunicações. "Vencer a Distância - Cinco Séculos de Comunicações em Portugal" foi uma das exposições que tiveram oportunidade de visitar, viajando pela história dos correios e das telecomunicações até aos dias de hoje, através da exibição de peças e elementos iconográficos representativos do saber e da tecnologia. Visitaram também outra das exposições mais fascinantes do Museu das Comunicações: a "Casa do Futuro", um espaço dotado dos mais avançados equipamentos, aplicações e serviços, em matéria de tecnologia, que suscitou muito interesse da parte dos alunos.
No período da tarde, depois de um reconfortante almoço no Parque das Nações, os alunos visitaram o Oceanário. A visita guiada incluiu a participação no atelier "Biodiversidade Somos Nós", que constituiu uma oportunidade para os alunos conhecerem diversos ecossistemas. As explicações dos guias e a visita extra à exposição temporária “Florestas Submersas” tornaram a visita muito interessante.
Seguiu-se um pequeno lanche e, por fim, o regresso à Amareleja.
Esta visita de estudo permitiu aos alunos promover a aplicação de conhecimentos das disciplinas envolvidas em diversas situações e contactar com uma realidade sociocultural diferente.
|
|
|
<< Início < Anterior 161 162 163 164 165 166 167 168 169 170 Seguinte > Final >>
|
JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL |