Quinta, 04 Fevereiro 2016 17:26 |
Reuniões com os Encarregados de Educação

|
Quinta, 04 Fevereiro 2016 16:52 |
Plano Anual de Atividades - Mês de fevereiro

(para consultar todas as atividades do mês de fevereiro, clique na imagem) |
Quinta, 04 Fevereiro 2016 16:15 |
Concurso Escola Alerta!
Está aberto o Concurso ”Escola Alerta!” 2015-16, promovido anualmente pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR). Este concurso visa mobilizar para a igualdade de oportunidades e para os direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência, assumindo-se como instrumento de formação de cidadãos e exercício de cidadania, pela envolvência de alunos, professores e da comunidade em projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
As candidaturas estão abertas até ao dia 15 de abril de 2016.
O nosso Agrupamento de Escolas, à semelhança das edições anteriores, pretende associar-se a esta iniciativa apelando à mobilização dos docentes e alunos para a elaboração de trabalhos no âmbito do Concurso começando desde já a contribuir ativamente para a criação de uma sociedade em que todos possam ter oportunidades iguais, propondo ações que promovam os direitos humanos, em particular os direitos das pessoas com deficiência.
- Natureza e formato dos trabalhos
1. Os trabalhos devem conter textos descritivos, acompanhados de suportes audiovisuais. 2. Os trabalhos são realizados em grupo pelas crianças e jovens, com a orientação de um ou mais docentes. 3. Os trabalhos podem ser produzidos em forma de desenhos, fotografias, colagens, CD, DVD, PowerPoint ou outros. 4. A apresentação dos trabalhos não pode exceder 15 minutos de duração. 5. Os trabalhos selecionados devem ser divulgados na página web da Escola, com indicação ao INR, I.P., do respetivo link. 6. A escola deve assegurar que é respeitado o direito à imagem, no caso de o trabalho conter fotografias ou imagens de pessoas. |
 |
Para informações mais detalhadas, clique aqui.
- Calendarização

- Critérios de avaliação dos trabalhos candidatos

|
Segunda, 01 Fevereiro 2016 09:36 |
Corta-Mato Distrital
No dia 26 de janeiro de 2016, a EB de Amareleja participou no Corta-Mato Distrital, realizado em Alvito.
Os alunos obtiveram boas classificações a nível geral e as suas prestações deixaram a sua escola orgulhosa! Um louvor especial para o aluno Ismael Escoval (da turma PIEF2), o qual obteve o 3.º lugar no escalão de Juniores.
Todos os alunos estão de parabéns pela sua participação, empenho e bom desportivismo!
|
Segunda, 01 Fevereiro 2016 09:30 |
Visita de Estudo do 9.º ano a Lisboa
No dia 13 de janeiro de 2016, os alunos das turmas A e B do 9.º ano de escolaridade participaram numa visita de estudo a Lisboa, articulada com os programas curriculares das disciplinas de História, Geografia e Português.
A parte da manhã foi passada em Belém. Primeiro, visitaram o Museu de Marinha, viajando no tempo através da diversidade das suas coleções. A visita não foi guiada, mas todos conseguiram observar as inúmeras atividades humanas ligadas ao mar e à navegação. De todos os espaços visitados, o preferido dos alunos foi o Pavilhão das Galeotas onde foi possível contemplar muitos modelos de embarcações nas suas dimensões originais: galeotas reais, tendo o bergantim real despertado a atenção de todos, e embarcações tradicionais. Além disso, ainda viram alguns hidroaviões, nomeadamente o Santa Cruz.
Depois, seguiu-se a visita guiada ao Museu Coleção Berardo. Num percurso pela arte do século XX até à atualidade, os alunos visitaram a exposição permanente, contactando com obras de Pablo Picasso, Salvador Dalí, Marcel Duchamp, Joan Miró, Andy Warhol, entre outros.
À tarde, assistiram à representação da peça de teatro Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente. A encenação foi feita pela companhia de teatro “O Sonho”, exímia na criação de momentos interativos com o público. Os alunos divertiram-se muito, consolidaram conhecimentos e um deles, o Eduardo Batista, até integrou, momentaneamente, o elenco para dar corpo a um dos quatro Cavaleiros.
Esta visita de estudo, uma aula diferente onde a ciência e a arte se fundiram, alargou os horizontes culturais dos alunos, contribuiu para o seu crescimento pessoal e melhorará, eventualmente, o seu desempenho escolar. De sublinhar a maturidade e o sentido de responsabilidade dos alunos durante a visita de estudo.
|
|
|