|
Quinta, 14 Novembro 2024 12:42 |
|

TORRE DE VIGIA
Olá a todos
Nós somos o Clube de Proteção Civil do Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira, Amareleja
No dia 5 de novembro, pelas 11h 05, realizou-se o exercício nacional A TERRA TREME.
Esta iniciativa foi promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e procurou chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
Neste dia, toda a comunidade educativa foi convidada a executar os 3 gestos que salvam:
• Baixar – (baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se);
• Proteger – (proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procuraram abrigar-se, e colocar-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente);
• Aguardar – (aguarde até a terra parar de tremer).
Em todos os polos, Amareleja, Póvoa de São Miguel, Safara e Santo Aleixo da Restauração, foi também realizada a evacuação dos edifícios da escola para o respetivo ponto de encontro, que contou com a colaboração de um grupo de alunos inscritos no clube.
Nesse dia, tivemos a oportunidade de poder contar com a presença dos elementos do Núcleo Escola Segura.
Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!
Alunos colaboradores:
7.º A - Aline Ramos; Beatriz Barradas; Gonçalo Carrilho; Leonor Costa; Maria Inês Jerónimo;
Salomé Tereno e Simão Grilo.
7.º B - Ana Luísa Cardas; Érica Andrade; Rodrigo Reis; Rodrigo Prata.
7.º C - Ana Carolina; Beatriz Cardas; Diana Aresta; Gabriel Mateus; Joana Adame; Mª Domingas Martins e Tomás Gaspar.
8.º A - Maria Ramalho; Martin Marina; Rafaela Martins; Rodrigo Grilo; Samuel Gonçalves; Tomás Caeiro; Lisandra e Diego
8.º B - Tomé Perfeito.
9.ºB - Inês Lúcio; Maria Inês Pato e Teresa Silva.
9.º C - Glória Silva, Henrique Fialho e Luciana Gorrão.
|
|
Quinta, 07 Novembro 2024 14:56 |
|
Dia Mundial da Alimentação
A comemoração do dia da alimentação pretende alertar e consciencializar a população em geral para a importância da alimentação e nutrição. Assinala-se a 16 de outubro.
Este ano, o tema central do Dia Mundial da Alimentação é: “Direito aos alimentos para uma vida e futuro melhor” sublinhando a importância de garantir que todos, independentemente de sua localização ou condição social, tenham acesso a alimentos nutritivos e em quantidade satisfatória para viver com dignidade.
A alimentação saudável contribui para um sistema imunitário mais forte e para uma melhor recuperação no caso de ficarmos doentes. Para tal a alimentação deve ser completa, variada e equilibrada, proporcionando a energia adequada e o bem-estar físico ao longo do dia.
A nossa escola assinalou este dia com um lanche partilhado, peddy paper e jogos tradicionais organizado pelo PES, clube CViva e grupo de docentes de Educação Física, em estreita colaboração com os vários departamentos e clubes.
Esta atividade ocorreu ao longo do dia, com uma boa adesão por parte das várias turmas, desde o pré-escolar ao 8ºano e uma excelente dinamização por parte das turmas do 9º ano. As turmas com melhor desempenho na atividade e melhor animação, foram o 7ºB e o 6º A, respetivamente. A estas turmas e aos seus guias foi atribuído um prémio simbólico.
|
|
Quarta, 06 Novembro 2024 13:44 |
|
O Museu Cá de Casa
No dia 17 de outubro, integrada no projeto “Oficina do tempo”, realizou-se a atividade "O Museu e a Escola: Juntos pelo Património", que juntou duas gerações, “os nossos maiores” da Universidade Sénior e a turma do 9º A.
Nesta atividade, a partilha de vivências e de emoções uniram duas gerações que distam no tempo, mas não no espaço. Os seniores trouxeram consigo objetos, lembranças, recordações de um passado, que enriquece e faz parte de cada um de nós. Desde o simples pano de renda bordado da avó, às formas do pai sapateiro, ao moinho de café e à leiteira de quando era criança, os avós descreveram de forma emotiva o que um simples objeto significava para eles, retratando, assim, um passado que se tornou presente. Todo o momento envolveu um saudosismo puro, que despertou a atenção dos mais novos e os levou de forma singela a apresentar os objetos, que na sua curta vivência consideram os mais importantes. As emoções eclodiram e o clima de partilha, confundiu-se com a memória, com o presente e ambos, maiores e jovens receberam um legado que perdurara “in illo tempore” ( tempos imemoriais).
|
|
Quarta, 06 Novembro 2024 13:44 |
|
Arqueologia
No dia 15 de Outubro, deu lugar na nossa Escola a atividade “O Museu e a Escola: Juntos pelo Património”. Esta atividade promovida pelo projeto “Oficina do Tempo”, em colaboração com a EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva). Esta tinha como propósito promover a valorização do património cultural local e nacional, conscientizar os alunos sobre a preservação do património cultural e fomentar o sentido de pertença cultural e divulgar o papel do museu como guardião do património.
A atividade desenvolveu-se em torno da área da arqueologia, que se posiciona na interseção da História e da Ciência e a sua importância está diretamente ligada à forma como essas duas áreas contribuem para a compreensão do passado humano. Através desta, a História ganha evidências concretas, e a Ciência fornece os métodos para estudar essas evidências.
Os alunos poderam ser arqueólogos por um dia, onde cada um deu o melhor de si, seguindo uma série de cuidados essenciais para garantir que as suas descobertas fossem feitas de forma segura e cientificamente rigorosa.
Estão de Parabéns pelo seu empenho!
|
|
Quarta, 06 Novembro 2024 13:43 |
|
Dia Mundial da Alimentação
A “Oficina do Tempo” celebrou o Dia Mundial da Alimentação. Com o mote “Vamos voltar à comida da nossa Avó!”, foram desenvolvidos vários projetos dos quais resultaram a venda de chá biológico, bolinhos tradicionais alentejanos e os nossos livros de receitas/ímanes sobre a gastronomia alentejana, nos quais constam a sua origem, bem como receitas tradicionais locais à base de pão.
Também realçamos o lançamento da revista quinzenal “Roma & Catalomas”, onde liberdade e a criatividade de cada edição trará novas perspetivas e histórias que importam, feitas por quem faz parte da nossa realidade. Convidamos todos para nos acompanharem nesta jornada de partilha de conhecimento e crescimento.
|
|
|