Informação aos Encarregados de Educação: Educação Pré-Escolar
Este é para todos um tempo novo ao qual nos estamos a adaptar. A Educação Pré-escolar tem uma especificidade própria que a torna única! Neste nível educativo, o currículo é construído e gerido, de uma forma cíclica, com os diferentes intervenientes no processo educativo, tendo como intencionalidade o progresso educativo de cada criança.
Como todos sabem, têm vindo a ser estabelecidos contactos individualizados, à distância, entre as educadoras e as crianças/famílias. A nossa intencionalidade tem sido, tranquilizar, apoiar, prestar esclarecimentos acerca da importância das rotinas e das regras essenciais para brincar em segurança, propor algumas tarefas e contribuir, na medida do possível, para o bem-estar dos vossos educandos/filhos. Vós, Encarregados de educação/pais, têm sido recetivos e têm dado feedback relativamente àquilo que lhes tem sido proposto. Para os contactos acima referidos recorreu-se a ferramentas, tais como: WhatsApp, Facebook, e-mail, videoconferência, telefone, tudo isto em articulação com várias Entidades (DGE, Dgeste, IP, CPCJ, ADC Moura, Segurança Social, CMM, Juntas de Freguesia, Equipa de Saúde Pública), de forma a reunir esforços conjuntos para uma resposta o mais adequada possível, em tempo de crise.
No trabalho à distância o documento da DGE-ME, das Orientações Curriculares da Educação Pré-escolar, disponível aqui, tem sido uma boa referência.
O Departamento da Educação Pré-escolar, a partir de 20 de abril, irá disponibilizar semanalmente uma história na página do Agrupamento. Esta será o ponto de partida para a realização de atividades nas diferentes áreas de conteúdo e domínios das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Assim sendo, serão trabalhadas tarefas integradoras apoiadas por cada uma das educadoras do respetivo grupo para garantir um processo de ensino-aprendizagem o mais ajustado possível.
Sabemos que o contributo da família é muito importante para enriquecer o processo educativo dos vossos educandos/filhos e, em tempo de pandemia, só é possível com a partilha do vosso empenho. Lançamos aqui o desafio para um percurso realizado em rede, aonde educadoras, assistentes operacionais/animadoras, crianças e encarregados de educação/pais podemos ter um papel ativo para o bem-estar de todos!
Os progressos e as dificuldades que surgirem vão sendo partilhadas e resolvidas da melhor forma, sem cruzar os braços, assumindo compromissos entre todos.
Agradecemos desde já o vosso contributo e apoio, As educadoras |