Exposição sobre Exploração Espacial
As estrelas emitem energia correspondente a diferentes tipos de luz: luz visível, que os nossos olhos veem, e luz invisível, como as ondas de rádio e as micro-ondas.
Atualmente os astrónomos observam minuciosamente o Universo, até aos locais mais longínquos, utilizando telescópios potentíssimos que captam luz visível, telescópios óticos, e outros telescópios que captam ondas de rádio, os radiotelescópios. Estes enormes telescópios estão instalados em diversos locais isolados da Terra, onde o céu é límpido e não há a poluição luminosa das cidades.
Há também telescópios que orbitam a Terra, como o telescópio espacial Hubble. Estes telescópios, colocados no Espaço, permitem observar melhor toda a luz das estrelas, sem a interferência da atmosfera terrestre.
Para o nosso conhecimento do Universo, além dos telescópios, são muito importantes as sondas espaciais e as missões espaciais tripuladas.
Foi nos finais da década de 50 do século XX que a Humanidade iniciou a exploração espacial.
Assim sendo, no âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas, os alunos das turmas A, B e C do 7.º ano, foram convidados a construir maquetas de diversas sondas espaciais, como: Sputnik, Vostok, Skylab, Estação Espacial Internacional, Nave Mercury Redstone, Hubble 2, Sonda Soho, Nave Apolo e Mars-Rover.
Estes trabalhos foram expostos no átrio da nossa escola, para poderem ser observados por todos.
Parabéns aos alunos pelo excelente trabalho!
Eis as fotos das magníficas maquetas:
|