Quinta, 21 Novembro 2024 15:18 |
Visita à Resialentejo, Beja - Tratamento e Valorização de Resíduos
No dia 12 de novembro de 2024, no âmbito do Projeto Eco-Escolas, realizou-se uma visita de estudo à Resialentejo - Tratamento e valorização de resíduos, a qual foi destinada aos alunos de 9º ano, com o objetivo de sensibilizar para a importância da reciclagem e da sustentabilidade e diferencial competitivo para a economia regional, sendo os alunos acompanhados durante toda a viagem pelas docentes Sandra Paulino, Joana Cardoso e Maria Isabel Rosado.
A visita teve início, no anfiteatro, com uma palestra dinamizada pela Escola Eletrão, a qual nos sensibilizou acerca da reciclagem e do impacto da mesma nos diversos ecossistemas e ainda da forma correta de reciclarmos os nossos equipamentos elétricos antigos. De seguida, foi feita uma palestra por uma coordenadora da Resialentejo, que nos deu uma breve explicação de como é executado todo o trabalho que antecede o que é feito na Resialentejo, assim como a exposição de alguns dos objetivos que foram criados para uma melhor sustentabilidade ambiental.
Após as duas palestras, dirigimo-nos para uma visita às instalações da Resialentejo, na qual visitámos as diversas fases de reciclagem do plástico, papel, cartão, vidro e ainda eletrodomésticos.
Nesta visita, conseguimos perceber a quantidade de resíduos produzidos em toda a nossa zona e fomos sensibilizados em relação à reciclagem de embalagens, assim como o consumo excessivo e dispendioso de resíduos que todos produzimos e que têm um grande impacto no Planeta.
Matilde Robles
9ºA
|
|
Quarta, 20 Novembro 2024 23:00 |
GAAF: Decorações de Natal
O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, em articulação com o programa Eco-Escolas, vem desafiar os alunos a realizarem em casa com as famílias, decorações de Natal com materiais recicláveis, para realização de exposição na Escola.
O prazo de entrega dos mesmos é até dia 11 de dezembro de 2024.
|
Quarta, 20 Novembro 2024 22:28 |
Sessão de sensibilização sobre incêndios florestais
No dia 29 de outubro de 2024, no âmbito do Programa Eco-Escolas e em articulação com o Clube da Proteção Civil, realizou-se uma sessão de sensibilização sobre Incêndios Florestais com o objetivo de sensibilizar as pessoas presentes sobre os perigos dos incêndios. A mesma foi dinamizada por dois bombeiros do quartel de Bombeiros Voluntários de Moura, na biblioteca escolar, e destinada a todos os alunos do 9º ano, com o acompanhamento de professores.
No início da palestra foram referidas as causas e consequências dos incêndios. De seguida foi-nos relatada a experiência de um dos bombeiros durante o incêndio florestal que aconteceu este verão na Ilha da Madeira. Tendo sido explicado, ao longo do relato quais as ferramentas usadas e as regras de segurança aplicadas durante um incêndio. O bombeiro descreveu que foi um incêndio muito difícil de apagar e que passou por muitas dificuldades. No final da palestra foram-lhe feitas perguntas pelos alunos e professores.
Com esta palestra ficamos a saber mais acerca dos incêndios e das técnicas utilizadas pelos bombeiros para apagar os mesmos.
Lara Valente nº6
Matilde Robles nº10
9ºA
|
Quinta, 14 Novembro 2024 12:42 |
TORRE DE VIGIA
Olá a todos
Nós somos o Clube de Proteção Civil do Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira, Amareleja
No dia 5 de novembro, pelas 11h 05, realizou-se o exercício nacional A TERRA TREME.
Esta iniciativa foi promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e procurou chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
Neste dia, toda a comunidade educativa foi convidada a executar os 3 gestos que salvam:
• Baixar – (baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se);
• Proteger – (proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procuraram abrigar-se, e colocar-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente);
• Aguardar – (aguarde até a terra parar de tremer).
Em todos os polos, Amareleja, Póvoa de São Miguel, Safara e Santo Aleixo da Restauração, foi também realizada a evacuação dos edifícios da escola para o respetivo ponto de encontro, que contou com a colaboração de um grupo de alunos inscritos no clube.
Nesse dia, tivemos a oportunidade de poder contar com a presença dos elementos do Núcleo Escola Segura.
Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!
Alunos colaboradores:
7.º A - Aline Ramos; Beatriz Barradas; Gonçalo Carrilho; Leonor Costa; Maria Inês Jerónimo;
Salomé Tereno e Simão Grilo.
7.º B - Ana Luísa Cardas; Érica Andrade; Rodrigo Reis; Rodrigo Prata.
7.º C - Ana Carolina; Beatriz Cardas; Diana Aresta; Gabriel Mateus; Joana Adame; Mª Domingas Martins e Tomás Gaspar.
8.º A - Maria Ramalho; Martin Marina; Rafaela Martins; Rodrigo Grilo; Samuel Gonçalves; Tomás Caeiro; Lisandra e Diego
8.º B - Tomé Perfeito.
9.ºB - Inês Lúcio; Maria Inês Pato e Teresa Silva.
9.º C - Glória Silva, Henrique Fialho e Luciana Gorrão.
|
Quinta, 07 Novembro 2024 14:56 |
Dia Mundial da Alimentação
A comemoração do dia da alimentação pretende alertar e consciencializar a população em geral para a importância da alimentação e nutrição. Assinala-se a 16 de outubro.
Este ano, o tema central do Dia Mundial da Alimentação é: “Direito aos alimentos para uma vida e futuro melhor” sublinhando a importância de garantir que todos, independentemente de sua localização ou condição social, tenham acesso a alimentos nutritivos e em quantidade satisfatória para viver com dignidade.
A alimentação saudável contribui para um sistema imunitário mais forte e para uma melhor recuperação no caso de ficarmos doentes. Para tal a alimentação deve ser completa, variada e equilibrada, proporcionando a energia adequada e o bem-estar físico ao longo do dia.
A nossa escola assinalou este dia com um lanche partilhado, peddy paper e jogos tradicionais organizado pelo PES, clube CViva e grupo de docentes de Educação Física, em estreita colaboração com os vários departamentos e clubes.
Esta atividade ocorreu ao longo do dia, com uma boa adesão por parte das várias turmas, desde o pré-escolar ao 8ºano e uma excelente dinamização por parte das turmas do 9º ano. As turmas com melhor desempenho na atividade e melhor animação, foram o 7ºB e o 6º A, respetivamente. A estas turmas e aos seus guias foi atribuído um prémio simbólico.
|
Quarta, 06 Novembro 2024 13:44 |
O Museu Cá de Casa
No dia 17 de outubro, integrada no projeto “Oficina do tempo”, realizou-se a atividade "O Museu e a Escola: Juntos pelo Património", que juntou duas gerações, “os nossos maiores” da Universidade Sénior e a turma do 9º A.
Nesta atividade, a partilha de vivências e de emoções uniram duas gerações que distam no tempo, mas não no espaço. Os seniores trouxeram consigo objetos, lembranças, recordações de um passado, que enriquece e faz parte de cada um de nós. Desde o simples pano de renda bordado da avó, às formas do pai sapateiro, ao moinho de café e à leiteira de quando era criança, os avós descreveram de forma emotiva o que um simples objeto significava para eles, retratando, assim, um passado que se tornou presente. Todo o momento envolveu um saudosismo puro, que despertou a atenção dos mais novos e os levou de forma singela a apresentar os objetos, que na sua curta vivência consideram os mais importantes. As emoções eclodiram e o clima de partilha, confundiu-se com a memória, com o presente e ambos, maiores e jovens receberam um legado que perdurara “in illo tempore” ( tempos imemoriais).
|
|
|
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>
|
JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL |