Breves

As crianças do JI de Safara apresentam-nos um pouco do que foi o seu trabalho no âmbito da Comemoração do 33.º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças.


 

A fim de identificar e prevenir possíveis dificuldades visuais e auditivas, o Agrupamento de Escolas de Amareleja e a EPIS promoveram a realização gratuita de rastreios visuais e auditivos a alunos das escolas de Póvoa de São Miguel e Santo Aleixo da Restauração.


 

O Clube Ciência Viva na Escola E.B. Amareleja promoveu no dia 11 de novembro de 2022 uma sessão de astronomia, O Céu do Outono, no âmbito do programa O Espaço vai à Escola, com a colaboração do astrofísico Nelson Nunes.


 

Este ano letivo iniciou-se pela primeira vez um clube ciência viva na nossa Escola. Inscreve-te!


 

Na Escola Básica de Amareleja, comemorámos o final do ano letivo de 2021/2022 com a pintura de um mural com base num dos projetos da AEC, o Educ’Arte, implementado na escola.


 

De 21 a 24 de novembro irá comemorar-se a Semana da Cultura Científica e, nesse âmbito, serão dinamizadas diversas atividades ao longo da semana.


 

Recursos



Visitantes

952531
HojeHoje26
OntemOntem82
SemanaSemana108
MêsMês2439
Desde 1/9/2010Desde 1/9/2010952531
Terça, 22 Novembro 2022 10:28

PES: Prevenção e higiene oral

No dia 2 de novembro de 2022 foi dinamizada, pela higienista oral, Dr.ª Ana Cristovão, durante a manhã, para as turmas do 9.º ano e PIEF, uma sessão sobre a importância da higiene diária oral para a manutenção da saúde geral do organismo, bem como, foram dadas a conhecer algumas regras de higiene oral.

Na sessão foram abordadas, numa primeira parte, as vantagens da higiene oral diária para a saúde, principalmente para os dentes e gengivas. Os alunos foram informados que a mesma pode evitar a maior parte das doenças da boca, ajudar também a mastigar bem todos os alimentos, a pronunciar bem todas as palavras e poder manter um sorriso cheio de vitalidade.

Os alunos foram ainda informados que deveriam consultar um médico dentista ou higienista oral, pelo menos uma vez por ano, pois prevenir é sempre mais fácil que tratar.

Foram também alertados para os cuidados a ter na sua alimentação e que deveriam evitar comer doces, fora das horas das refeições, de preferência só à sobremesa. Em relação à mudança da escova de dentes, a higienista oral informou que a mesma deveria ser trocada a cada 3 meses. Para não se esquecer: nova estação, nova escova na mão (no outono, no inverno, na primavera e no verão). A mais barata forma de tratamento é sempre a PREVENÇÃO e o adiamento do tratamento é aumentar a dificuldade na sua execução; Uma boca saudável facilita a comunicação e a interação com os outros. A saúde oral está ao nosso alcance, basta querer. De seguida deu instruções para a escovagem correta dos dentes. Esta é fundamental para a promoção da saúde oral e prevenção das doenças orais. Escovar os dentes é uma responsabilidade de todos, principalmente das famílias. Deve ser executada duas vezes por dia (uma à noite e uma outra quando for possível), deve usar-se sempre um dentífrico fluoretado e uma escova suave, de tamanho adequado, para que seja possível aceder a todas as áreas dos dentes.

Finalmente foi feita a avaliação da placa bacteriana aos alunos. Para tal, foi oferecida uma escova de dentes e dado um comprimido. Este tinha de ser desfeito na boca e depois a higienista pedia aos alunos para abrir a boca e fazer a respetiva avaliação. Podemos considerar o balanço desta atividade bastante satisfatório. Os alunos gostaram imenso.

A equipa PES

01
02
03
04
05
1/5 
start stop bwd fwd

 
Segunda, 21 Novembro 2022 08:15

Comemoração da Semana da Cultura Científica

No dia 24 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Cultura Científica e, nesse âmbito, serão dinamizadas diversas atividades ao longo da semana, promovidas pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, Departamento de nguas, Departamento de Expressões, Biblioteca Escolar, Clube Ciência Viva na EB de Amareleja e Projeto Eco-Escolas.

O programa detalhado da Semana da Cultura Científica pode ser consultado AQUI

 
Segunda, 21 Novembro 2022 07:33

Clube de Proteção Civil: "A Terra Treme"

No dia 9 de novembro, pelas 11h09, realizou-se o exercício nacional A TERRA TREME.

Esta iniciativa foi promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, em particular o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE) e, procurou chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Neste dia, toda a comunidade educativa foi convidada a executar os 3 gestos que salvam:

  • Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
  • Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;
  • Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.

Em todos os polos, Amareleja, Safara, Santo Aleixo da Restauração e Póvoa de São Miguel, foi também realizada a evacuação dos edifícios da escola para o respetivo ponto de encontro, que contou com a colaboração de um grupo de alunos inscritos no clube.

O principal objetivo deste exercício, é dar a conhecer aos cidadãos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo.

Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!

A responsável pelo Clube da Proteção Civil, Elisabete Vogado e os alunos colaboradores:
6.º B- Leandro Oliveira, n.º 4 e Simão Grilo, n.º 11
7.º A- Lucas Valente
7.º C- Angelina Lúcio, n.º 3, Glória Silva, n.º 6 e Luciana Gorrão, n.º 10
8.º A- Inês Bairinhas, n.º 10, João Torres, n.º 12 e Laura Rosado, n.º 13
9.º A- Ana Fontes, n.º 2, Iara Calado, n.º 6, Leonor Caldeira, n.º 9 e Luana Pinto, n.º 11
9.º B- Ana Carapuça, n.º 1, Duarte Arsénio, n.º 4, Luís Domingues, n.º 8, Luís Camacho, n.º 9, Matilde Caeiro, n.º 10 e Tomás Pires, n.º 12

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
01/15 
start stop bwd fwd

....

 
Quinta, 17 Novembro 2022 12:40

Parlamento dos Jovens: Debate sobre a "Saúde Mental nos Jovens"

O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela AR, em colaboração com outras entidades, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da atualidade.

Neste âmbito, realizou-se na Junta de Freguesia de Amareleja, no dia 15 de novembro de 2022, pelas 10h, um debate sobre a "Saúde Mental nos Jovens" onde contamos com a presença do Presidente da Junta e da Tesoureira Ana Paula Gordilho.

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
01/17 
start stop bwd fwd

 
Quarta, 16 Novembro 2022 14:39

Halloween: Concurso de "Spooky T-Shirts"

O desafio de um Concurso de "Spooky T-Shirts" foi lançado aos nossos alunos do 2.º e 3.º ciclos, pelas professoras de Inglês! Mas foram os alunos do 2.º Ciclo que participaram em força.

Não estávamos à espera da quantidade e qualidade dos trabalhos entregues e… não paravam de chegar! Durante a última semana de outubro, o corrupio foi interminável! O átrio ferveu com tanta t-shirt!

E as indicações foram simples; os trabalhos deviam obedecer às seguintes regras:

– estar de acordo com o tema e a partir dos objetos sugeridos (T-shirt velha e em desuso);
– utilizar apenas materiais recicláveis, reutilizáveis e/ ou de desgaste;
– ser original.

Os 4Rs tinham de ser cumpridos: Recycle, Reuse, Reduce and ReCreate!

Parabéns aos vencedores e a todos os alunos que concorreram.

halloween 1
halloween 2
halloween 3
halloween 4
halloween 5
halloween 6
1/6 
start stop bwd fwd

 
Quarta, 16 Novembro 2022 14:22

Dia de São Martinho na EB1 de Santo Aleixo da Restauração

No dia de São Martinho, na EB1 de Santo Aleixo, houve alegria partilhada, com lengalengas, canções e danças. No final das apresentações, já nos esperavam as castanhas assadas, prontas a saltar para os nossos giríssimos cartuchos!

Queremos agradecer, uma vez mais, a colaboração da nossa Junta de Freguesia, com as deliciosas castanhas.

Que belo magusto!

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL