Clube Ciência Viva no AE de Amareleja: Visita de Estudo ao Centro de Ciência Viva do Lousal
No dia 12 de junho de 2024, e no âmbito do Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Professor Francisco Honrado Pereira, alunos das turmas de 6.º, 7.º e 8.º anos realizaram uma visita de estudo à Mina de Ciência do Lousal.
A mina do Lousal, situada no concelho de Grândola, teve a sua atividade extrativa, compreendida entre 1900 e 1988, fundamentalmente dedicada à exploração de pirite para o aproveitamento de enxofre, matéria-prima destinada à produção de ácido sulfúrico utilizado no fabrico de adubos. No final dos anos 80, a produção de ácido sulfúrico a partir de pirite deixou de ser economicamente viável, originando o encerramento da mina.
O Centro Ciência Viva do Lousal - "Mina de Ciência" – foi inaugurado oficialmente em 30 de junho de 2010 – que resulta de uma parceria entre a Fundação Frédéric Velge, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o ISCTE e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
O Centro de Ciência Viva está instalado num edifício outrora associado à atividade mineira, onde funcionavam o Gabinete de Geologia, o Armazém do Óleo, a Casa do Ponto, a Casa das Lanternas, a Casa dos Equipamentos de Trabalho e o Balneário. O edifício sofreu algumas adaptações para funcionar como espaço de divulgação da cultura científica e tecnológica, dispondo hoje de áreas expositivas e módulos interativos, tais como: a gruta virtual, um laboratório, um cybercafé, um auditório, vários espaços lúdicos e um miradouro.
De entre o espólio existente, destacam-se as seguintes coleções e espaços: instrumentos manuais de trabalho; motores/geradores; compressores; alternador (corte); serviços administrativos; formas de iluminação das minas anteriores à eletricidade; iluminação das minas na época da eletricidade; martelos pneumáticos; capacetes; centrifugadora; literatura técnica e reconstituição do antigo gabinete do apontador.
Os alunos puderam visitar as diversas exposições interativas do Centro de Ciência Viva do Lousal. Durante a realização da visita de estudo, os alunos tiveram a oportunidade de entrar numa galeria da mina, a galeria Waldemar, que tem cerca de 300 metros de extensão. Ficaram a conhecer aspetos relacionados com a atividade mineira, visualizaram o recurso mineral extraído e os seus produtos. Durante o percurso à superfície da mina, visualizaram as escombreiras de ganga e os lagos de água ácida resultante da lixiviação causada pelas águas da chuva.
Realizaram também um percurso pedestre pela corta mineira, com observação das escombreiras e das lagoas ácidas.
Os objetivos da visita foram cumpridos: conseguimos despertar a curiosidade científica dos nossos alunos; observámos diferentes aspetos relacionados com a extração mineira; refletimos sobre os impactes ambientais decorrentes da extração mineira; aprendemos e divertimo-nos ao realizar as atividades experimentais e na exploração de módulos interativos de ciência. Segue um registo fotográfico do trabalho desenvolvido.
Equipa do Clube Ciência Viva na Escola AE Amareleja: Sandra Paulino e Susana Balinha
|