Breves

As crianças do JI de Safara apresentam-nos um pouco do que foi o seu trabalho no âmbito da Comemoração do 33.º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças.


 

A fim de identificar e prevenir possíveis dificuldades visuais e auditivas, o Agrupamento de Escolas de Amareleja e a EPIS promoveram a realização gratuita de rastreios visuais e auditivos a alunos das escolas de Póvoa de São Miguel e Santo Aleixo da Restauração.


 

O Clube Ciência Viva na Escola E.B. Amareleja promoveu no dia 11 de novembro de 2022 uma sessão de astronomia, O Céu do Outono, no âmbito do programa O Espaço vai à Escola, com a colaboração do astrofísico Nelson Nunes.


 

Este ano letivo iniciou-se pela primeira vez um clube ciência viva na nossa Escola. Inscreve-te!


 

Na Escola Básica de Amareleja, comemorámos o final do ano letivo de 2021/2022 com a pintura de um mural com base num dos projetos da AEC, o Educ’Arte, implementado na escola.


 

De 21 a 24 de novembro irá comemorar-se a Semana da Cultura Científica e, nesse âmbito, serão dinamizadas diversas atividades ao longo da semana.


 

Recursos



Visitantes

952531
HojeHoje26
OntemOntem82
SemanaSemana108
MêsMês2439
Desde 1/9/2010Desde 1/9/2010952531
Quarta, 20 Julho 2022 11:24

Jornal Escolar Cinco Estrelas

A 3.ª edição, deste ano letivo, do Jornal Escolar Cinco Estrelas já está disponível nas bancas virtuais!

Pode aceder ao jornal, em formato de livro digital, clicando na imagem.

Boas leituras e boas férias!

 
Quarta, 20 Julho 2022 10:21

DAC do 8.º B: Jornal dos Descobrimentos "Ventos e Marés"

O projeto "Jornal dos Descobrimentos", inserido no âmbito de um Domínio de Articulação Curricular (DAC) nasceu da ideia de dar voz aos alunos da turma B do 8.º ano e de os tornar em pequenos jornalistas dos séculos XV e XVI. Os alunos escreveram notícias sobre factos históricos, conhecimentos técnicos e invenções da época das Descobertas (e também dos séculos XVII e XVIII), imaginaram entrevistas históricas a personalidades ligadas aos Descobrimentos, criaram jogos e passatempos e conceberam anúncios publicitários.

Pode aceder ao jornal, em formato de livro digital, clicando na imagem abaixo.

Boas viagens e boas descobertas ao sabor dos ventos e marés…

 
Sexta, 15 Julho 2022 08:42

Concurso Externo para Professor Bibliotecário: Lista de candidaturas

  • Lista final de candidatos ao concurso externo de Professor Bibliotecário AQUI
 
Quinta, 14 Julho 2022 13:36

Boot Camp EPIS 2022: Educar para a Paz


O Boot Camp EPIS 2022 realizou-se entre os dias 4 e 8 de julho, com o tema “Educar para a paz”. Durante uma semana, um grupo de 40 alunos, vindos de 18 concelhos de Portugal continental – Alenquer, Amadora, Bombarral, Constância, Loures, Moura (onde estiveram presentes dois alunos do nosso Agrupamento), Odivelas, Oeiras, Oliveira de Azeméis, Palmela, Pampilhosa da Serra, Porto, Sátão, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Torres Novas – e de 4 ilhas dos Açores – Faial, Pico, São Miguel e Terceira –, ficaram instalados na Escola Naval, na Base Naval do Alfeite, em Almada, e tiveram oportunidade de aprender um pouco mais sobre as questões relacionadas com os direitos humanos, respeito pela diferença, problemática dos refugiados e deslocados e sobre os impactos da guerra na sociedade.

No dia 5 de julho, o grupo de alunos do Boot Camp EPIS participou no encontro que assinalou o 15.º Aniversário da EPIS e que reuniu a “família EPIS” com o Presidente da República e o Presidente Cavaco Silva, no Jardim da Cascata, no Palácio de Belém.

Este ano, o Boot Camp EPIS 2022 contou com o apoio Amnistia Internacional, Banco Montepio, Cáritas Portuguesa, Centro Incluir, Cruz Vermelha Portuguesa, CTT Portugal, Escola Naval, Endesa, EPAL, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Galp, Fundação Santander, Galp, IAPMEI, Grupo Jerónimo Martins, Marinha Portuguesa, Museu Calouste Gulbenkian, Universidade Nova SBE, Grupo Pestana, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Rádio Comercial Ucrânia, Unilever, Dr. Paulo Portas e Professor Pedro Martins!

Os alunos tiveram oportunidade de ser recebidos por muitas destas instituições.

01
02
03
04
1/4 
start stop bwd fwd

 
Quarta, 13 Julho 2022 14:52

Celebração dos 15 anos da EPIS


A EPIS, Empresários pela Inclusão Social, comemorou o seu 15.º aniversário, no dia 5 de julho de 2022.

Na celebração desta data, foi realizado pela EPIS um encontro, no Jardim da Cascata, do Palácio de Belém em Lisboa. Neste encontro, estiveram presentes alunos de todo o País, professores, mediadores e diretores de escola. Todos envolvidos no Projeto EPIS. Salientamos a presença da senhora presidente da EPIS, Dr.ª. Leonor Beleza, do Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Senhor ex-Presidente da República, Cavaco Silva, mentor deste Projeto.

O nosso Agrupamento de Escolas de Amareleja esteve representado por alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos de Amareleja, Safara, Póvoa de São Miguel e Santo Aleixo da Restauração.

O Senhor Presidente da República condecorou com o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique o ex-presidente Cavaco Silva pelo reconhecimento do seu trabalho no âmbito da inclusão social.

Por fim, os dois Senhores Presidentes tiveram contacto direto com as várias comitivas, possibilitando interação e por isso, deixando os alunos muito felizes.

Este encontro proporcionou vivências novas, geradoras de aprendizagens e inclusão. Certamente permanecerá na memória destes alunos!

Por fim, um grande agradecimento à Câmara Municipal de Moura, Junta de Freguesia de Póvoa de São Miguel, Junta de Freguesia de Amareleja e União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, pela disponibilidade do transporte e outras ajudas solicitadas.

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
01/25 
start stop bwd fwd

 
Terça, 12 Julho 2022 14:56

Desporto Escolar: AEAmareleja nos Nacionais de Futsal

Realizou-se entre os dias 30 de junho e 3 de julho, no Pavilhão Municipal de Boliqueime, a final Nacional do Desporto Escolar, na categoria de Iniciados da modalidade de Futsal masculino, onde a nossa Escola conseguiu um honroso quarto lugar.

Feitas as receções dos alunos/atletas, estes mergulharam literalmente nas águas dos divertimentos do Aquashow, onde também decorreu o jantar volante e a abertura do evento com delegações vindas de todo o Portugal continental e ilhas.

Foram 4 dias com muitas aventuras/atividades, pois estes dias não serviram só para o desenvolvimento desportivo, mas também o pessoal, para isso foi necessário organizar todo um programa para 1000 alunos das mais variadas modalidades, que iam desde o Futsal, ao Badminton, Basquetebol, Boccia, Ginástica, Ténis de Mesa e Voleibol.

O alojamento, transporte, alimentação, calendário desportivo e o programa cultural, foram estudados/programados ao pormenor com distinção máxima.

Foram seis equipas as que lutaram pelo primeiro lugar e onde só uma equipa saiu vencedora. Contudo, quem esteve nos nacionais já era vencedor por ter feito um trajeto vitorioso nas fases anteriores. Desta feita, ganhou a equipa da casa, que na final derrotou a equipa de Leiria; já na disputa do terceiro e quarto, a equipa de Lisboa levou a melhor sobre a nossa equipa. Sendo assim, 1.º lugar - Loulé; 2.º lugar - Leiria; 3.º lugar - Lisboa; 4.º lugar - Amareleja; 5.º lugar - Viseu e 6.º lugar - Bragança.

Todo o torneio decorreu em ambiente de festa e de fairplay, onde se registou uma grande união dos professores/treinadores, que dessa forma transmitiram para o campo esse respeito pelo adversário. A nossa gente, de sangue puro alentejano, deu largas à festa e amizade, onde as brincadeiras com os adversários passaram dos momentos de lazer para a competição.

No último dia, deram lugar as despedidas emocionadas dos atletas, que por magia fizeram grandes amizades que ficarão para toda a vida.

Os encarregados de educação não quiseram deixar passar a oportunidade de agradecer a todos os envolvidos e dessa forma, realizou-se no dia 10 de julho, um jogo entre pais e alunos, onde o professor do grupo equipa e o diretor do Agrupamento marcaram presença.

Os alunos puderam demonstrar os seus dotes técnicos aos pais, contudo quem também brilhou neste jogo de confraternização, foi o diretor da Escola, o professor Francisco Pereira, mostrando que a idade é só um número e que as capacidades técnicas estavam mais apuradas, marcando dois golos de fino recorte técnico.

Depois deu-se o almoço e as intervenções de agradecimento pelo momento, que foi fruto de muito trabalho e empenho por parte de todos.

Para recordação futura fica a placa do torneio, com a assinatura de todos os campeões que representaram a Escola nos Nacionais de Loulé.

"Obrigado" foi a palavra que mais se ouviu, mas a outra foi "vitória" e esta com um significado mais profundo, pois desejamos a todos que continuem essa senda de vitória pela vida fora.

01
02
03
04
05
06
07
08
09
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
01/21 
start stop bwd fwd

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL