Quinta, 24 Novembro 2022 17:33 |
Mural das AEC's 2021/2022: Eu, um artista?!
Na Escola Básica de Amareleja, comemorámos o final do ano letivo de 2021/2022 com a pintura de um mural com base num dos projetos da AEC, o Educ’Arte, implementado na escola.
O projeto chama-se “Eu, um artista?!”, e tem como um dos seus principais objetivos o desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno, formas de saber que articulam imaginação, razão e emoção. Os alunos do 3.º A, acompanhados pela mentora Fátima Caro, fizeram uma viagem mágica com Miró, descobriram a sua vida e obra e reproduziram alguns dos seus mais famosos quadros.
A pintura reproduzida no mural foi inspirada no quadro de Miró, "A Bailarina", e a reprodução mais votada pelos alunos foi pintada por todo o 1.º ciclo da Escola Básica de Amareleja. O mural foi totalmente finalizado no início deste ano letivo e está pronto para ser admirado por todos.
É caso para dizer que, de facto, em cada um de nós mora um artista!
Fátima Caro e Tânia Graça
|
Terça, 22 Novembro 2022 10:28 |
PES: Prevenção e higiene oral
No dia 2 de novembro de 2022 foi dinamizada, pela higienista oral, Dr.ª Ana Cristovão, durante a manhã, para as turmas do 9.º ano e PIEF, uma sessão sobre a importância da higiene diária oral para a manutenção da saúde geral do organismo, bem como, foram dadas a conhecer algumas regras de higiene oral.
Na sessão foram abordadas, numa primeira parte, as vantagens da higiene oral diária para a saúde, principalmente para os dentes e gengivas. Os alunos foram informados que a mesma pode evitar a maior parte das doenças da boca, ajudar também a mastigar bem todos os alimentos, a pronunciar bem todas as palavras e poder manter um sorriso cheio de vitalidade.
Os alunos foram ainda informados que deveriam consultar um médico dentista ou higienista oral, pelo menos uma vez por ano, pois prevenir é sempre mais fácil que tratar.
Foram também alertados para os cuidados a ter na sua alimentação e que deveriam evitar comer doces, fora das horas das refeições, de preferência só à sobremesa. Em relação à mudança da escova de dentes, a higienista oral informou que a mesma deveria ser trocada a cada 3 meses. Para não se esquecer: nova estação, nova escova na mão (no outono, no inverno, na primavera e no verão). A mais barata forma de tratamento é sempre a PREVENÇÃO e o adiamento do tratamento é aumentar a dificuldade na sua execução; Uma boca saudável facilita a comunicação e a interação com os outros. A saúde oral está ao nosso alcance, basta querer. De seguida deu instruções para a escovagem correta dos dentes. Esta é fundamental para a promoção da saúde oral e prevenção das doenças orais. Escovar os dentes é uma responsabilidade de todos, principalmente das famílias. Deve ser executada duas vezes por dia (uma à noite e uma outra quando for possível), deve usar-se sempre um dentífrico fluoretado e uma escova suave, de tamanho adequado, para que seja possível aceder a todas as áreas dos dentes.
Finalmente foi feita a avaliação da placa bacteriana aos alunos. Para tal, foi oferecida uma escova de dentes e dado um comprimido. Este tinha de ser desfeito na boca e depois a higienista pedia aos alunos para abrir a boca e fazer a respetiva avaliação. Podemos considerar o balanço desta atividade bastante satisfatório. Os alunos gostaram imenso.
A equipa PES
|
Segunda, 21 Novembro 2022 08:15 |
Comemoração da Semana da Cultura Científica
No dia 24 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Cultura Científica e, nesse âmbito, serão dinamizadas diversas atividades ao longo da semana, promovidas pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, Departamento de Línguas, Departamento de Expressões, Biblioteca Escolar, Clube Ciência Viva na EB de Amareleja e Projeto Eco-Escolas.
O programa detalhado da Semana da Cultura Científica pode ser consultado AQUI

|
Segunda, 21 Novembro 2022 07:33 |
Clube de Proteção Civil: "A Terra Treme"
No dia 9 de novembro, pelas 11h09, realizou-se o exercício nacional A TERRA TREME.
Esta iniciativa foi promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, em particular o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE) e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE) e, procurou chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
Neste dia, toda a comunidade educativa foi convidada a executar os 3 gestos que salvam:
- Baixar – baixe-se sobre os joelhos, esta posição evita que possa cair durante o sismo, mas permite mover-se;
- Proteger – proteja a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procure abrigar-se, coloque-se se possível sob uma mesa resistente e segure-se a ela firmemente;
- Aguardar – aguarde até a terra parar de tremer.
Em todos os polos, Amareleja, Safara, Santo Aleixo da Restauração e Póvoa de São Miguel, foi também realizada a evacuação dos edifícios da escola para o respetivo ponto de encontro, que contou com a colaboração de um grupo de alunos inscritos no clube.
O principal objetivo deste exercício, é dar a conhecer aos cidadãos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo.
Porque TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!
A responsável pelo Clube da Proteção Civil, Elisabete Vogado e os alunos colaboradores: 6.º B- Leandro Oliveira, n.º 4 e Simão Grilo, n.º 11 7.º A- Lucas Valente 7.º C- Angelina Lúcio, n.º 3, Glória Silva, n.º 6 e Luciana Gorrão, n.º 10 8.º A- Inês Bairinhas, n.º 10, João Torres, n.º 12 e Laura Rosado, n.º 13 9.º A- Ana Fontes, n.º 2, Iara Calado, n.º 6, Leonor Caldeira, n.º 9 e Luana Pinto, n.º 11 9.º B- Ana Carapuça, n.º 1, Duarte Arsénio, n.º 4, Luís Domingues, n.º 8, Luís Camacho, n.º 9, Matilde Caeiro, n.º 10 e Tomás Pires, n.º 12
....    |
Quinta, 17 Novembro 2022 12:40 |
Parlamento dos Jovens: Debate sobre a "Saúde Mental nos Jovens"
O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela AR, em colaboração com outras entidades, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da atualidade.
Neste âmbito, realizou-se na Junta de Freguesia de Amareleja, no dia 15 de novembro de 2022, pelas 10h, um debate sobre a "Saúde Mental nos Jovens" onde contamos com a presença do Presidente da Junta e da Tesoureira Ana Paula Gordilho.
|
|
|