Segunda, 28 Novembro 2022 12:52 |
EPIS - Geração de Sucesso: Rastreios Visuais e Auditivos

Uma boa visão e audição são bastante importantes no desenvolvimento da criança, pois influenciam grandemente a aprendizagem, socialização, comunicação e consequentemente o seu sucesso escolar.
A fim de identificar e prevenir possíveis dificuldades visuais e auditivas, o Agrupamento de Escolas de Amareleja e a EPIS (Empresários pela Inclusão Social) em parceria com as Empresas SP-Ótica de Amareleja e o Centro de Medicina Física e Recuperação de Moura e Acústica Médica promoveram a realização gratuita e com técnicos especializados, de rastreios visuais e auditivos aos alunos do primeiro ano de escolaridade das escolas de Póvoa de São Miguel e Santo Aleixo da Restauração.
Para o desenvolvimento de todo este processo, foi fundamental a colaboração das referidas empresas, o apoio da Câmara Municipal de Moura nos transportes dos alunos até às respetivas empresas e, ainda, a colaboração dos professores titulares, assistentes operacionais e encarregados de educação.
A todos reiteramos os nossos agradecimentos em nome do sucesso escolar dos alunos. |
Sexta, 25 Novembro 2022 13:56 |
Clube Ciência Viva na Escola EB de Amareleja: O Céu do Outono

O Clube Ciência Viva na Escola E.B. Amareleja promoveu no dia 11 de novembro de 2022 uma sessão de astronomia, O Céu do Outono, no âmbito do programa O Espaço vai à Escola, com a colaboração do astrofísico Nelson Nunes.
Foram diversos os conceitos científicos abordados nesta sessão, mas as estrelas e as constelações que podemos vislumbrar no nosso céu nesta época do ano, foi o que mais prendeu a atenção dos nossos alunos. Após a sessão, a equipa do clube deixou um desafio aos participantes e ficam aqui alguns registos dos trabalhos apresentados.
Continuem a acompanhar-nos!
|
Sexta, 25 Novembro 2022 10:35 |
Clube Ciência Viva na Escola EB de Amareleja

Este ano letivo iniciou-se pela primeira vez um clube ciência viva na nossa Escola. No âmbito do Plano 21-23 Escola + e do Programa Impulso Jovens STEAM, nasceu o Clube Ciência Viva na Escola E.B. Amareleja. A equipa do CCV na escola já recebeu os primeiros alunos e foi espetacularmente científico!
A EXPERIMENTAR É QUE A GENTE DE ENTENDE foi o lema escolhido para o plano de intervenção que seguirá até 2025. Pretende-se assim com esta nova oferta aos nossos alunos um contacto diferente com a ciência num contexto mais amplo com a ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM).
Estamos à procura de novos cientistas e por isso esperamos por ti às quartas-feiras pelas 12:30 na sala 1 para integrares o clube. Na Biblioteca Escolar às segundas-feiras e quintas-feiras pelas 10:50 também encontrares professores do clube CCV com as atividades do Matematicando. Contamos contigo para fazer crescer este Clube!
Ficam aqui alguns registos das nossas atividades.
Coordenadora do Clube Ciência Viva na E.B Amareleja Susana Balinha
|
Quinta, 24 Novembro 2022 17:33 |
Mural das AEC's 2021/2022: Eu, um artista?!
Na Escola Básica de Amareleja, comemorámos o final do ano letivo de 2021/2022 com a pintura de um mural com base num dos projetos da AEC, o Educ’Arte, implementado na escola.
O projeto chama-se “Eu, um artista?!”, e tem como um dos seus principais objetivos o desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno, formas de saber que articulam imaginação, razão e emoção. Os alunos do 3.º A, acompanhados pela mentora Fátima Caro, fizeram uma viagem mágica com Miró, descobriram a sua vida e obra e reproduziram alguns dos seus mais famosos quadros.
A pintura reproduzida no mural foi inspirada no quadro de Miró, "A Bailarina", e a reprodução mais votada pelos alunos foi pintada por todo o 1.º ciclo da Escola Básica de Amareleja. O mural foi totalmente finalizado no início deste ano letivo e está pronto para ser admirado por todos.
É caso para dizer que, de facto, em cada um de nós mora um artista!
Fátima Caro e Tânia Graça
|
Terça, 22 Novembro 2022 10:28 |
PES: Prevenção e higiene oral
No dia 2 de novembro de 2022 foi dinamizada, pela higienista oral, Dr.ª Ana Cristovão, durante a manhã, para as turmas do 9.º ano e PIEF, uma sessão sobre a importância da higiene diária oral para a manutenção da saúde geral do organismo, bem como, foram dadas a conhecer algumas regras de higiene oral.
Na sessão foram abordadas, numa primeira parte, as vantagens da higiene oral diária para a saúde, principalmente para os dentes e gengivas. Os alunos foram informados que a mesma pode evitar a maior parte das doenças da boca, ajudar também a mastigar bem todos os alimentos, a pronunciar bem todas as palavras e poder manter um sorriso cheio de vitalidade.
Os alunos foram ainda informados que deveriam consultar um médico dentista ou higienista oral, pelo menos uma vez por ano, pois prevenir é sempre mais fácil que tratar.
Foram também alertados para os cuidados a ter na sua alimentação e que deveriam evitar comer doces, fora das horas das refeições, de preferência só à sobremesa. Em relação à mudança da escova de dentes, a higienista oral informou que a mesma deveria ser trocada a cada 3 meses. Para não se esquecer: nova estação, nova escova na mão (no outono, no inverno, na primavera e no verão). A mais barata forma de tratamento é sempre a PREVENÇÃO e o adiamento do tratamento é aumentar a dificuldade na sua execução; Uma boca saudável facilita a comunicação e a interação com os outros. A saúde oral está ao nosso alcance, basta querer. De seguida deu instruções para a escovagem correta dos dentes. Esta é fundamental para a promoção da saúde oral e prevenção das doenças orais. Escovar os dentes é uma responsabilidade de todos, principalmente das famílias. Deve ser executada duas vezes por dia (uma à noite e uma outra quando for possível), deve usar-se sempre um dentífrico fluoretado e uma escova suave, de tamanho adequado, para que seja possível aceder a todas as áreas dos dentes.
Finalmente foi feita a avaliação da placa bacteriana aos alunos. Para tal, foi oferecida uma escova de dentes e dado um comprimido. Este tinha de ser desfeito na boca e depois a higienista pedia aos alunos para abrir a boca e fazer a respetiva avaliação. Podemos considerar o balanço desta atividade bastante satisfatório. Os alunos gostaram imenso.
A equipa PES
|
|
|